Como cuidar de filhotes de cachorro: Dicas sobre tudo que você precisa saber

Aprender a como cuidar de filhotes de cachorro é importante para oferecer a ele um ambiente agradável e que o permita se desenvolver com qualidade de vida.

Ter um novo cãozinho em casa muda a rotina dos moradores e exige alguns cuidados, mas com as dicas certas será uma experiência muito mais divertida e feliz.

Como cuidar de filhotes de cachorro: preparação

Os cuidados com filhotes de cachorro começam antes da chegada do peludinho e são muito importantes para facilitar a adaptação do animal e tornar a experiência mais agradável para toda a família.

Uma passadinha ao pet shop é essencial para montar um ambiente aconchegante  e completo para o cachorro novo.

Lista de Itens para cachorros

Confira a lista básica de itens para receber filhotes de cachorro:

– Cama, almofada ou casinha;

– Caixa de transporte;

– Potes para água e comida;

– Tapetes higiênicos;

– Produtos neutralizadores de odor;

– Brinquedos variados;

– Coleira com plaquinha de identificação e guia.

Clínica veterinária

Antes de levar o cãozinho para casa, faça uma visita ao médico veterinário. Apenas um profissional capacitado poderá avaliar a saúde do animal, orientar sobre castração e outros cuidados.

Aproveite para vacinar seu cãozinho e protegê-lo de doenças graves, como parvovirose, cinomose e leptospirose.

Vacinação do cachorro

Um dos principais cuidados com filhotes é a vacinação, que consiste na aplicação de:

• 3 doses da vacina V1;
  • 1 dose única da vacina antirrábica.

Além disso, os cães com mais de 1 ano, devem ser vacinados anualmente com a V10 e a antirrábica. Converse com seu veterinário de confiança sobre a utilização de vermífugos, antipulgas, entre outros medicamentos.

Hora de dormir

Invista em um cantinho aconchegante para o sono, coisa que os filhotes de cachorro fazem durante grande parte do dia.

Você pode optar por almofadas, tocas ou camas, o importante é o cãozinho saber onde é o lugar certo de dormir.

Aproveite o momento para apresentar a caixa de transporte, deixando-a aberta no local escolhido para o repouso do bichinho. Animais adaptados à caixa de transporte poupam muito trabalho na hora de ir ao veterinário ou viajar.

Nas primeiras noites, filhotes de cães podem ficar assustados, pois não conhecem a casa e a nova família. Deixá-los dormir no quarto em sua casinha ou caixa de transporte é uma forma bastante eficaz de reduzir o estresse e evitar choros.

Em alguns dias, procure levar o animal aos poucos para dormir no local que você definir como ideal. Fazer essa adaptação aos poucos evita estresse para o cãozinho e para a família.

Alimentação

Outra dúvida muito comum é como alimentar o filhote de cachorro de 30 dias ou pouco mais. A alimentação também é muito importante para o desenvolvimento e precisa ser feita com alimentos de qualidade e desenvolvidas para filhotes.

Verifique sempre com seu médico veterinário se a ração é adequada para idade do seu animal de estimação. Siga as orientações da embalagem para dar a quantidade certa e evite dar outros alimentos ou exagerar nos petiscos.

Se sua dúvida é como cuidar de cachorro recém-nascido, a visita ao veterinário é ainda mais importante. Eles são extremamente frágeis e precisam dos cuidados certos para se desenvolverem bem. Alguns cuidados são importantes, como não oferecer leite para cachorro recém-nascido. Existes fórmulas especiais para essas situações, que devem ser prescritas por um profissional.

Agora que você já sabe como alimentar filhotes de cachorro, que tal aprender algumas dicas para a hora do xixi.

Higiene e adestramento

Uma das dúvidas mais comuns, quando o assunto é como cuidar de filhotes de cachorro, é a hora do xixi. Filhotes não podem sair na rua até a autorização do médico veterinário, que normalmente acontece após a última dose de vacina, então o jeito é ensiná-lo a usar o tapete higiênico.

A dica é espalhar vários tapetes higiênicos pela casa, aumentando a chance de acertos. Sempre que o filhote usar o tapete, deve receber um pedaço pequeno de petisco e carinho, quando errar nada deve ser feito. Repreender pode confundir o cachorro, prefira retirá-lo do local e limpar sem ele ver. Com o tempo, vá reduzindo o número de tapetes.

Além do xixi, a hora do banho é importante para a higiene e os cuidados com cachorro filhote. Use sempre produtos indicados pelo seu médico veterinário, mantenha a higiene dos ouvidos e certifique-se que o pelo está completamente seco para evitar alergias e desenvolvimento de doenças.

Hora da brincadeira

Cuidar de cachorro é a maior diversão, pois os brinquedos estão diretamente relacionados com o adestramento, o exercício e o alívio do estresse. Invista em brinquedos diferentes para ampliar as experiências e distrair seu bichinho.

Uma ótima opção para desenvolver a coordenação, estimular o raciocínio e distrair, é o grupo de brinquedos que dispensam alimentos. Bolinhas, ossos e pelúcias são outras opções que os cães adoram.

Agora que você já sabe como cuidar de filhotes de cachorro, divirta-se!