Especialidades

Cardiologia

A cardiologia veterinária tem se tornado cada vez mais uma área de destaque na medicina veterinária. O avanço tecnológico com o surgimento de novas ferramentas diagnósticas e o aumento da expectativa de vida dos cães e gatos fez com que seja cada vez mais frequente a presença de doenças cardíacas nestes animais.

Manifestações clínicas como tosse, intolerância ao exercício e desmaios podem indicar a presença de doenças cardíacas congênitas, valvares (que afetam as valvas cardíacas), miocárdicas (alterações no músculo cardíaco) ou arritmias.

Exames como eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e mensuração da pressão arterial são comumente realizados no diagnóstico das mesmas, sendo também indispensáveis como parte da avaliação pré-anestésica de animais que serão submetidos aos procedimentos cirúrgicos.

Vinicius Miranda Villas Boas – CRMV 26562. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em 2009. Especialização lato-sensu em Clínica Médica de Cães e Gatos pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em 2012. Especialização lato-sensu em Cardiologia Veterinária pela Associaçõ Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (ANCLIVEPA-SP) em 2012.  1° Diretor de Regionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (Triênio 2017-2020)