Especialidades

Clínica de Felinos

A Clínica de Felinos é um segmento da Medicina Veterinária que atende exclusivamente aos animais da espécie felina em diferentes especialidades e aspira cuidados quanto ao comportamento, imunização, nutrição e acompanhamento da saúde de filhotes, adultos e idosos. A realização de exames preventivos e a sinalização precoce de quaisquer ocorrências anormais são determinantes para a preservação do bem-estar e saúde do felino.

Comportamento do gato

O comportamento do gato varia muito e está associado ao temperamento de cada um. No entanto, alguns comportamentos são comuns e passíveis de explicação, mas observar é a melhor forma de entendê-lo.

Significado do ronronar

O ronronar é a manifestação máxima de satisfação de um gato, que varia muito como um fator individual – alguns produzem barulhos perceptíveis ao ronronar,  mas outros apenas são percebidos ao passarmos a mão pela barriga do felino ou ao observarmos sua respiração. É importante notar que essa diferença é apenas uma manifestação física e não está relacionada ao nível de satisfação. Quando seu felino ronronar, delicie-se e continue a fazer-lhe carinho. Ele agradece e sabemos que você também!

Por que os gatos roçam nas pernas

Ao passar o corpo deliberadamente pelas pernas do seu dono, os gatos liberam odores, porém que apenas são perceptíveis por outros gatos. Esse comportamento tem a finalidade de marcar território e mostrar aos outros da espécie que aquele humano lhe pertence.

É normal que o gato passe a maior parte do tempo dormindo?

Quando o gato tem segurança suficiente para dormir, aproveita ao máximo; e é normal que esses animais se deliciem com uma boa soneca e passem a maior parte do dia dormindo. O sono pode ocupar até dois terços do seu dia, ou seja, de 10 a 12 horas, podendo chegar a 16 ou 17 horas.

Por que alguns gatos mordem quando são acariciados?

Ao acariciar seu gato de estimação, atente-se aos sinais que ele transmite. Se estiver deitado com a cauda imóvel, significa que está gostando dos afagos e você pode continuar. Isso também vale para quando ele está ronronando.

Porém, nem sempre os carinhos são bem-vindos e o bichano pode querer não ser incomodado. Nesse caso, o primeiro sinal que ele transmite é a movimentação da cauda. Se insistir em acaricia-lo, pode ser que isso resulte em uma mordidinha, o que não significa que ele não goste de você, mas apenas que deseja ficar sozinho e tirar uma soneca.

Em algumas ocasiões, atitudes agressivas podem estar associadas a sentimentos de dor ou medo. Caso sejam percebidas mudanças de comportamento por longos períodos, é importante levar seu gato ao veterinário.

Consulta veterinária especializada

É de extrema importância levar seu gato a consultas e vacinação anualmente. Em caso de animais idosos, o intervalo diminui para seis meses.

Atualmente, todos já sabem que gatos não são “cães pequenos” e que eles requerem atendimento veterinário diferenciado, pois possuem fisiologias, doenças, tratamentos e necessidades muito específicos.

Durante a consulta

É importante recompensar comportamentos desejáveis (até mesmo os mais singelos) com petiscos, elogios e mimos que o gato mais gosta, como escovação, massagem e brincadeiras. Além disso, recomenda-se manter a calma e falar em voz suave para mantê-lo tranquilo, pois se o dono manifestar preocupação, a permanência do pet na sala de atendimento pode ser ruim. Na ausência do dono ele ficará menos estressado.

Sempre permita que um membro habilitado da equipe veterinária manipule o gato, pois até mesmo os animais mais doces e relaxados podem se tornar reativos e estranhar o ambiente. Além disso, a ansiedade pode alterar seu comportamento, resultando em mordidas e arranhões.

Importante: caso seu gato apresente qualquer característica atípica como manchas na pele, diarreia, espirros, xixi fora da liteira ou mudança de comportamento, procure por um médico veterinário imediatamente para que o problema seja diagnosticado. Não espere!!!

Leti­cia Freire Sauerbronn Quilez. CRMV/SP 21993. Graduacao pela Universidade Metodista de Sao Paulo. Pos Graduacao latu Sensu – Cli­nica Medica de Pequenos Animais “ Universidade de Santo Amaro“ UNISA. Aprimoramento Clinica de Felinos Equalis sob supervisao do Professor Archivaldo Reche Jr. Aperfeicoamento em gestao Clinica, Cirurgica e Comportamental de Felinos ( CAT).