Especialidades

Dermatologia

A dermatologia para animais é uma especialidade que auxilia de forma efetiva na prevenção e tratamento de doenças da pele, inclusive alergias bacterianas e fúngicas, doenças autoimunes, infecções e reações por picada de ectoparasitas. Muito recorrentes em cães e gatos, caso não sejam imediata e adequadamente tratadas, essas doenças podem apresentar avanço do quadro crítico, como prurido, incômodo e alteração no comportamento do animal, refletindo negativamente na sua qualidade de vida.

As afecções dermatológicas tanto podem ser facilmente identificadas, assim como podem ser de difícil diagnóstico, o que torna necessária uma visita de urgência ao dermatologista veterinário para realização de exames clínicos minuciosos com microscópios e fibra ótica em laboratórios específicos para análise de citologia, patologia, microbiologia e testes alérgicos. Entre as principais doenças da pele, as otites, afecções psicossomáticas, neoplásicas e hormonais são muito recorrentes e requerem um profissional especializado e estrutura completa para o diagnóstico correto e tratamento para a cura.

 

Em que época as doenças de pele são mais recorrentes?

As doenças de pele e alergias são mais recorrentes no verão, devido ao aumento massivo de insetos, pulgas e carrapatos e consequentemente à grande incidência de picadas por parasitas (Dermatite Alérgica a Picada de Parasita – DAPE).

Apenas uma picada já é suficiente para que o pet seja infectado por DAPE e apresente quadro alérgico. Por isso, é fundamental iniciar ações de prevenção contra picadas de ectoparasitas em todos os animais e especialmente nos alérgicos.

 

Como identificar se o pet está com algum tipo de alergia ou doença de pele?

Os sintomas das alergias, dermatites e doenças de pele mais comuns podem ser facilmente identificadas – se o animal apresentar coceira, irritação na pele, queda e falha nos pelos, descamação da pele, feridas sem causa aparente, secreção, mau-cheiro, inchaço ou alterações no aspecto da mucosa é evidente que se trata de uma doença de pele e o dermatologista veterinário deve ser procurado imediatamente.

 

 

Angela Velloso Braga Yazbek, CRMV/SP 17274, Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista UNIP. Curso de Especialização em Dermatologia Veterinária pela Universidade de São Paulo – USP. Mestrado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo – USP, em serviço de Dermatologia.