Especialidades

Fisioterapia

Com o passar do tempo, os cães podem apresentar incapacidade motora por diversos motivos, como acidentes, obesidade, velhice, fatores neurológicos ou doenças genéticas, comprometendo sua qualidade de vida. Como recurso de zelo pelo bem-estar e sobrevida do pet, a fisioterapia intervém como ação de prevenção e tratamento dessas afecções.

A fisioterapia para animais também é amplamente recomendada em caso de lesões ortopédicas como artroses, luxação de patela, displasias, pós-operatório, recuperação de lesões osteomusculares, poliartrite, paralisias, dor aguda ou crônica, desvios angulares de membros, perda de massa muscular, flouxidão de ligamentos, recuperação de fraturas ou traumas e claudicação, auxiliando na reabilitação por meio de equipamentos específicos e exercícios terapêuticos que visam promover alívio ou extinção da dor e o restabelecimento motor do paciente.

 

Principais benefícios da fisioterapia para animais

A fisioterapia para animais atua de forma efetiva na recuperação das habilidades motoras por meio de técnicas com auxílio de equipamentos, exercícios e alongamento, alcançando resultados satisfatórios como o rápido retorno da função motora no período pós-operatório, ganho de musculatura, maior equilíbrio, alívio da dor, melhora da disposição e bem-estar.

Nos casos em que o comprometimento motor é originado a partir de problemas neurológicos como lesões na coluna, hérnia de disco e alteração do sistema neurológico, a fisioterapia atua na recuperação da locomoção e equilíbrio, promovendo independência e autonomia. Da mesma forma isso ocorre na reabilitação de pacientes geriatras, que recuperam a qualidade de vida, com alívio das dores e aumento da disposição.

 

 

Daniela Loureiro Henrique. Médica veterinária formada pela Universidade Metodista de SP em 2002. – experiência em reabilitação veterinária desde 2008 . Pós graduação em fisioterapia veterinária em 2012.  Pós graduação em Fisiologia do Exercício em 2017. Mestranda em Medicina Veterinária e Bem-estar Animal pela UNISA. Professora no Cinesiovet Cursos.