Especialidades

Neurologia

A neurologia – especialidade responsável por estudar as doenças do sistema nervoso central dos seres humanos (encéfalo e medula espinhal) e periférico (gânglios, nervos e outras terminações nervosas) – também se estende aos animais em todas as fases da sua vida e se faz necessária diante de indicativos de afecções neurológicas como alteração de comportamento, desorientação, andar compulsivo ou em círculos, paralisia dos nervos, cegueira de início súbito, desvio de cabeça, dificuldade de locomoção, desequilíbrio, tremores, convulsões, entre outras queixas.

Algumas das enfermidades neurológicas que acometem os animais se assemelham às sofridas pelos humanos, como a síndrome da disfunção cognitiva (similar ao Mal de Alzheimer), hérnia de disco, hidrocefalia, meningite, encefalite, acidente vascular, neoplasia, etc.

 

QUAIS ANIMAIS SÃO MAIS SUJEITOS ÀS ENFERMIDADES NEUROLÓGICAS?

Pets de pequeno porte podem apresentar alterações neurológicas com mais facilidade, que se manifestam de forma repentina ou progressivamente, com lesão primária no sistema nervoso, doença metabólica ou sistêmica, que afetam o sistema nervoso indiretamente. Algumas raças possuem predisposição a essas alterações e até mesmo os animais sem raça definida podem ser acometidos pela enfermidade.

A extensão e o local de alojamento da lesão também são fatores de complicação, pois podem remeter sintomas semelhantes em diferentes casos. Por isso, se faz necessária a realização de exames minuciosos, como a mielografia e a tomografia, que permitem visualizar com maior clareza as estruturas anatômicas do crânio e da coluna vertebral do animal.

O diagnóstico precoce pode identificar prontamente a região afetada e potencializar o tratamento, diminuindo as chances de sequelas e contribuindo diretamente para o progresso da qualidade de vida do animal. Por isso, a Alpha Conde investe constantemente em equipamentos de alto padrão tecnológico para realização de exames minuciosos do líquor (fluido cerebroespinhal), tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletromiografia e biópsia de nervos e músculos.

O Centro Veterinário Alpha Conde conta também com a ampla expertise de profissionais especializados em neurologia veterinária capazes de identificar o estado mental, postura, locomoção, nervos cranianos, reflexos espinhais, reações posturais e nocicepção dos pacientes.

 

 

 

Mateus do Amaral Freitas, CRMV/SP 26694. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – Botucatu). Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – Botucatu). Extensão em Neurologia de Pequenos Animais pela Bioethicus. Especialização em Neurologia de Pequenos Animais pela Anclivepa-SP.