Especialidades

Ortopedia

A ortopedia para animais é a especialidade da Medicina Veterinária responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções osteomusculares, de ligamentos e articulações, que evoluíram consideravelmente a partir do avanço tecnológico presente em métodos inovadores para realização de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Com o aumento da convivência dos pets dentro das residências, a incidência de grandes traumas diminuiu consideravelmente, o que impactou de forma intensa a sobrevida, resultando em uma maior população de pets idosos e, consequentemente, no aumento de doenças articulares degenerativas.

 

Como identificar se o pet possui alguma doença degenerativa

Doenças ortopédicas degenerativas como a artrose, por exemplo, causam alterações nas articulações dos pets, acarretando muita dor e dificuldade de movimentação. Então, se o animal apresentar claudicação, comprometimento do caminhar, urinar, defecar, falta de fôlego, resistência e sensibilidade ou dor ao toque e paralisia de algum membro, é necessário realizar uma visita de urgência ao veterinário ortopedista.

Essas deficiências são frequentemente proporcionadas por afecções ortopédicas como displasia coxo-femoral, displasia de cotovelo e ombro, luxação de patela, problemas de coluna, perdas musculares, ruptura de ligamento, hérnia, obesidade, entre outros fatores. Além disso, o costume de subir e descer móveis e escadas podem aumentar a incidência de microtraumas e doenças na coluna vertebral.

Quanto mais rápido ocorrer o atendimento e o diagnóstico da doença, maiores são as chances de tratamento da afecção, assim como as condições de proporcionar melhor qualidade de vida ao pet.

O Centro Veterinário Alpha Conde está tecnicamente preparado para atender todos os tipos de patologias de ortopedia para animais de estimação, com equipamentos modernos e veterinários ortopedistas especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia, que oferecem como diferencial o tratamento humanizado, com carinho e zelo pelo seu pet.

 

 

 

Fernanda Carpi dos Santos Crespilho, CRMV/SP 17.351. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – Botucatu). Residência em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – Botucatu). Especialista em Ortopedia Veterinária pela Universidade  de São Paulo – USP.