Dicas

Noticias

Tosa canina: Saiba quais são os mitos e verdades sobre

Deixar de tosar ou não o seu animal de estimação é uma escolha muito baseada em gostos pessoais e o que acreditamos que é o melhor para a saúde dos bichinhos. Entretanto a tosa canina está rodeada de mitos e verdades.

E muitas dessas histórias geram grandes dúvidas no público não especializado. Hoje vamos esclarecer alguns dos mitos mais famosos sobre a tosa

Os mitos e verdades sobre tosa canina

Conforme as temperaturas vão esquentando e o verão se aproximando nós escolhemos roupas frescas e penteados que impeça a retenção de calor. E nós procuramos o mesmo para nosso bichinhos com a tosa.

Mas são diferentes histórias que escutamos sobre o assunto e no final sempre sobra aquela pergunta simples. A tosa resolve esse problema realmente ou é só imaginação ?

Para que as coisas fiquem mais claras em relação a tosa, vamos explicar alguns mitos e verdades.

Tosa canina faz o pêlo crescer mais rápido

Não exatamente, a tosa sim pode proporcionar aos novos pêlos mais brilho e força, mas isso não quer dizer que seu crescimento é acelerado. O pêlo continua a crescer da mesma forma independente da tosa ou não.

Tosar é só para o verão

Mito. Apesar do que possa parecer a tosa pode ser feita tanto no verão quanto no inverno, a única diferença é a quantidade de pelos que serão cortados. Os cães com raças de pêlo comprido costumam ter mais necessidades de tosa inclusive no inverno.

Os pelos longos são mais propensos a nós e exigem cuidados redobrados, por isso muitos mantém os pelos dos cachorros tosados pelo ano inteiro.

A tosa vai aliviar todo o calor que seu bichinho sente

Mito. Tosar seu cachorro não será a única coisa que você pode fazer para aliviar o calor que ele sente no verão. Pode sim ajudar mas não é o suficiente. 

Afinal é preciso lembrar que os pelos são os isolantes térmicos dos pets e ao decidir tosá-lo tenha certeza da necessidade.  Mas para garantir que seu bichinho vai passar o verão bem mantenha sempre água fresca disponível e um ambiente bem ventilado. 

Tosa higiênica é necessária 

Verdade. A tosa higiênica é de extrema importância para a saúde dos cachorros. Principalmente aqueles com pelos longos, como shih-tzu, maltês, poodle, lhasa apso, collie entre outros.

Para essas raças além da estética relacionada com os pelos na região intima. A tosa permite que os pelos das patas sejam retirados e evita que os cachorros escorreguem ao caminhar, além de permitir que o pelo não deixe acumular a sujeira nessa área tão sensível.

Outro ponto que devemos comentar sobre é que a tosa deve ser feita por profissionais. Não existem motivos para que você não faça em casa mas para um resultado ideal procure um lugar especializado como o Centro Veterinário Alpha Conde.

Onde os profissionais são mais que treinados para diferentes tipos de tosa com a mais alta qualidade. Entre em contato conosco e marque uma hora para tosar seu bichinho.