Não são apenas os cães que têm o costume de morder. Os gatos, principalmente os filhotes, também apresentam esse comportamento. O problema é que, se não forem bem treinados, isso pode acabar se tornando um hábito bem ruim não apenas para o dono como também para o próprio felino. Se você quer saber como fazer seu gato parar de morder, confira as dicas que preparamos abaixo. Continue lendo!
Como identificar que o gato vai morder
Dependendo do caso, o gato pode acabar emitindo alguns sinais que demonstram que ele vai morder. É importante conhecê-los para prevenir a mordida e também para saber quando reagir com o gato.
- Pupila dilatada
- Olhar fixo
- Pelos arrepiados
- Dorso arqueado
- Ronronar rouco e baixo
- Orelhas abaixadas
Como fazer o gato parar de morder
Existem quatro principais motivos que podem levar o felino a morder:
- Brincadeira: alguns donos deixam os gatos morderem as mãos e os dedos como forma de brincar, mas isso não deve ser incentivado para que o felino não acabe se tornando agressivo.
- Carinho: as mordidas também podem ser uma demonstração de amor, em que geralmente começam com lambidelas e passam a suaves mordidinhas de carinho.
- Incômodo: muitos gatos não gostam de ser tocados na barriga, por exemplo, e podem reagir negativamente. Além disso, também podem morder caso estejam com algum tipo de dor.
- Ataque: quando se sentem ameaçados por algum motivo, por conta do seu instinto natural de caçador.
Observe o comportamento do felino
Portanto, a primeira coisa a se pensar em como fazer gato parar de morder é identificar o motivo. Se o felino faz isso com frequência, tente lembrar das situações que o levam a morder e evite certas atitudes que possam incentivá-lo. Observe também como outras pessoas lidam e brincam com ele para observar se ele não está estressado por algum motivo.
Ofereça brinquedos
Os gatos também podem morder por estarem entediados. Eles acabam descontando a energia com as mordidas e, se não tiverem muitas distrações, isso se torna cada vez mais frequente. Por isso, ofereça brinquedinhos e experimente “gatificar” a sua casa. Além de mantê-lo ocupado, isso também ajuda a canalizar a energia em algo positivo.
Seja claro e firme na hora de se impor
Sempre que o seu felino morder ou fizer algo que não deve, fale com voz firme e comandos curtos, como uma simples batida de palma e o comando “não”. Isso não significa que você deve gritar e muito menos ser agressivo. Pelo contrário: pode acabar estimulando-os a morder ainda mais.
Saia de perto
O gato também pode acabar mordendo para chamar a sua atenção e quando você briga falando frases muito longas e com contato visual, ele entende que você está oferecendo essa atenção a ele. Portanto, junto com o “não”, saia de perto dele e não fale mais nada, ignorando-o por um certo tempo.
Adestre o felino
Por fim, a última dica é, se as dicas anteriores não surtirem efeito esperado, busque o auxílio de um profissional para adestrar o seu gato. Algumas pessoas acham que só os cães podem ser adestrados, mas a verdade é que os gatos também podem, basta contar com o incentivo certo como brinquedos ou petiscos.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre como fazer gato parar de morder? Continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!
Leia também
Gato babando: o que pode ser? Devo levar ao veterinário?Cachorro pode comer chocolate? Entenda e cuide do seu pet