É muito comum ouvir falar de cachorros que contraíram a doença do carrapato, mas você sabe o que é? Neste artigo, iremos falar sobre essa doença que afeta tantos animais.
A doença do carrapato em cachorro é o nome popular dado a hemoparasitoses causadas por bactérias e protozoários. Tem como transmissor o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) que através de sua picada invade a corrente sanguínea dos cães parasitando diferentes células destes animais. As variações mais comuns das doenças do carrapato são:
- Erliquiose: causada pela bactéria Ehrlichia Canis, que parasita monócitos, granulócitos e plaquetas;
- Babesiose Canina: causada pelo protozoário Babesia Canis, que invade e destrói os reticulócitos de seu hospedeiro.
Os carrapatos como muitos pensam, não fica no pelo do cachorro, ele suga o sangue do animal. Os locais mais comuns do parasita se alojar, são locais úmidos e quentes como orelhas, patas e embaixo do rabo. Ao redor dos olhos e pescoço também é algo comum do parasita se alojar.
Além de incomodar os animais, o carrapato pode transmitir doenças ao ser humano também, doenças como a febre maculosa são um dos problemas transmitidos pelo parasita.
Identificar o carrapato na pelagem do cachorro é uma missão complicada, principalmente quando o animal possui pelagem muito longa. Porém, quando o parasita se aloja no cachorro, se nota alguns sintomas como: muita coceira, febre, apetite reduzido, olhar estranho, sinais de dor e desconforto constante.
Ao notar os sintomas, é indispensável a ida ao médico veterinário.
Na consulta veterinária, o profissional irá avaliar a pelagem para notar se há presença do parasita, e para fechar o diagnóstico, é solicitado um hemograma completo, caso note que no resultado as plaquetas estão abaixo da média, é diagnosticado a doença do carrapato.
TRATAMENTO PARA CARRAPATO:
A doença do carrapato, é facilmente tratada independente da fase que está, é geralmente tratado com antibióticos. O tratamento na fase mais aguda dura em torno de 8 semanas, já o tratamento na fase inicial da doença dura em torno de 3 semanas.
COMO EVITAR CARRAPATOS:
- Evite andar com o seu animal em locais com possibilidades de ter o parasita como, lugares com muito mato, entulho, etc.
- Se o seu cão frequenta muitos hotéis para pet ou transporte de petshop procure saber se são devidamente higienizados;
- Procure tratamentos preventivos para o parasita como: comprimidos e coleiras;
- Evite o uso de móveis de madeira como casinhas, pois possuem frestas onde o parasita pode se alojar;
- Procure sempre manter o cachorro limpo e sempre fique de olho em sua pelagem, para possíveis carrapatos;
- Se sua casa tiver grama ou jardim, sempre deixe bem cortados para não correr o risco do parasita se infiltrar;
Com esses cuidados básicos, as chances do seu cachorro contrair o carrapato diminuem.
CLÍNICA VETERINÁRIA ALPHA CONDE
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a doença do carrapato, você também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.
Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.
Leia também
Barueri – Como identificar e tratar ferida em cachorroQuais as principais especialidades de uma clínica veterinária?