Não são só os humanos que sofrem de distúrbios emocionais, a ansiedade canina é um dos males que afetam os animais. Seu cão pode ficar ansioso quando você sai de casa por muito tempo, afinal, ele não sabe qual horário você retornará.
Portanto, é necessário realizar algumas mudanças na rotina para diminuir as chances do seu pet desencadear esta doença. Falaremos neste artigo sobre suas principais causas, seus sintomas e como reduzir as chances do seu pet desenvolver esta doença.
Boa leitura!
Causas da ansiedade canina
Uma das primeiras causas que podem causar ansiedade canina é a falta do seu dono, ou seja, a ansiedade por separação. Muitos donos precisam sair para fazer suas atividades, como trabalhar e estudar, com isso, o cão pode ficar ansioso pela sua volta.
Além disso, existem outros motivos que podem desencadear a ansiedade canina, confira:
- Ociosidade: independente se o cachorro é grande ou pequeno, ele precisa gastar energia, portanto, é preciso diminuir a ociosidade e praticar atividades físicas;
- Maus tratos: ser tratado com agressividade pode gerar grandes traumas no seu pet;
- Mudanças: os motivos podem ser diversos, como a mudança de casa, a chegada de um bebê, não ter uma rotina e luto, por exemplo;
- Doenças: as mais variadas doenças podem causar ansiedade canina, como também pode ser resultado do consumo de medicamentos.
Sintomas de ansiedade no seu pet
Apesar dos sintomas parecerem com os de outras doenças, veja quais deles é possível notar que algo não está bem com seu cachorro:
- Lamber as patas compulsivamente;
- Respiração ofegante;
- Comer demais ou de menos;
- Estragar móveis e objetos da casa;
- Fazer xixi ou cocô em locais que não está acostumado;
- Ter muita saliva e/ou medo;
- Ficar hiperativo ou hipoativo;
- Arrancar os pelos;
- Latir mais vezes e mais alto.
Como reduzir as chances do seu cão ter ansiedade
Existem alguns comportamentos que podem diminuir as chances da ansiedade canina. Separamos alguns deles para você verificar se já faz ou realizar mudanças na sua rotina.
- Passeie e brinque com seu cachorro;
- O estimule com brinquedos;
- Tenha uma rotina, como dar as refeições e passear no mesmo horário;
- Evite se animar quando chegar em casa para que ele não fique ansioso esperando este momento;
- Trabalhe as saídas aos poucos, no caso de mudança repentina;
- Reforce o vínculo de confiança o escovando, pelo menos, uma vez na semana.
Além destes comportamentos, é preciso levar seu cão periodicamente ao veterinário para evitar que qualquer doença se agrave. Agora que você já conhece as principais causas da ansiedade canina, também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.
Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.
Leia também
Quais são os mitos mais comuns sobre o comportamento de uma gata no cio?Obesidade canina – Saiba como auxiliar o seu pet a ter uma vida mais saudável