Sabe quando você está comendo algo e seu cachorro fica olhando com aquela cara de dó? Pode ser difícil resistir, mas alguns alimentos fazem muito mal aos pets. Muitas pessoas ficam com a dúvida se cachorro pode comer chocolate e, nesse artigo, explicaremos um pouco mais e também o que fazer caso o seu cão ingira esse e outros alimentos. Continue lendo!
Cachorro pode comer chocolate?
A resposta é: não. O chocolate é um alimento tóxico e que pode gerar vários problemas aos cães, até mesmo a morte.
Isso se dá devido a duas substâncias presentes nos chocolates: a cafeína e a teobromina. Esta última é presente em maior quantidade nos chocolates escuros e, por mais que para os humanos seja digerida de forma segura, a teobromina pode afetar gravemente o sistema nervoso dos pets.
Sintomas de intoxicação por chocolate
Alguns dos sintomas que essa substância pode provocar nos cachorros são:
- Crises alérgicas
- Aumento da pressão arterial
- Arritmia
- Taquicardia
- Convulsões
- Tremores
- Vômito
- Diarreia
- Febre
- Aumento da ingestão de água
- Aumento do volume urinário
- Respiração acelerada
Além disso, por possuir alto teor de açúcar e gordura, o chocolate também pode causar problemas dentários e inflamação no pâncreas. Por isso, fique atento e não ofereça esse alimento para o seu cãozinho.
Outros alimentos proibidos
Além disso, não é só o chocolate que os cachorros não podem comer. Existem alguns outros alimentos que não fazem bem aos cães e que devem ser evitados. Alguns deles que não devem ser ingeridos são:
- Pipoca
- Milho
- Camarão
- Amêndoas
- Pimenta e pimentão
- Alho
- Cebola
- Uva
- Abacate
- Café
- Doces em geral
A melhor dica é: se você tem dúvidas sobre algum determinado alimento, é melhor não oferecer. Lembre-se que os animais tem organismo diferente dos humanos e nem tudo que faz bem para nós, servirá para eles.
Meu cachorro comeu chocolate, e agora?
Se o seu pet acabou comendo chocolate, o mais recomendado é buscar orientação profissional. Caso ele apresentando qualquer um dos sintomas que citamos mais acima, leve-o ao veterinário imediatamente e informe:
- A quantidade ingerida
- Há quanto tempo ele consumiu
- O tipo de chocolate
- Os sintomas apresentados
Como não existe nenhum tipo de antídoto para a intoxicação por chocolates, o profissional irá decidir qual o melhor tratamento para lidar com os sintomas e reduzir os riscos de problemas mais graves. Por isso, não tente nenhum tratamento caseiro. Somente o veterinário sabe o melhor método para tratar cada caso.
Existe chocolate próprio para cães?
Apesar de cães não poderem comer o chocolate tradicional, existem algumas marcas que vendem chocolate para cachorro em pet shops. A diferença é que essa versão não é feita de cacau, e sim de alfarroba, uma fruta rica em diversas vitaminas.
Portanto, essa é uma opção muito mais segura, saudável e saborosa para o seu pet. Porém, é claro, sem exageros para o cãozinho não acabar ganhando peso.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre se cachorro pode comer chocolate? Continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!