Assim como acontece com humanos, o vômito é um dos sintomas mais comuns quando há algum problema no corpo. Afinal, trata-se da forma que o organismo encontrou para livrar o estômago de alguma substância ruim que foi ingerida, como um alimento estragado, por exemplo. Encontrou o seu cachorro vomitando e não sabe o que fazer? Calma, esse artigo vai te ajudar!
Primeiramente, é válido reforçar que muitas vezes o vômito não é um motivo para preocupação, mas sim um mecanismo de defesa do pet. Lembre-se que existem diversos motivos que podem influenciar no organismo do cachorro, causando a vontade de vomitar. Quer entender melhor tudo isso? Continue a leitura!
O que fazer ao perceber o cachorro vomitando?
Como já falamos, o vômito do cachorro pode significar uma série de coisas diferentes. Nesse caso, o melhor a se fazer é redobrar a atenção, principalmente quando isso se torna frequente ou vem acompanhado de sintomas, como:
- Febre;
- Apatia;
- Diarreia;
- Desânimo.
Observar o comportamento do animal e o aspecto do vômito para depois explicá-los ao veterinário pode facilitar o diagnóstico. Além disso, antes de procurar um profissional, observe alguns aspectos abaixo:
Comportamento do cachorro depois de vomitar
Se seu cachorrinho não estiver vomitando com frequência e nem apresentar outros sintomas, o recomendável é não se desesperar. Observe quais serão as reações do pet depois de vomitar. Assim, fica mais fácil entender o que causou o mal estar.
Em primeiro lugar, suspenda a ração por algumas horas. Analise se ele comeu algo diferente do que está acostumado. Se ainda assim, não estiver nada diferente mas ele continuar vomitando, leve-o ao veterinário para descobrir o que está acontecendo.
Hidratação e dieta leve podem ajudar
É importante oferecer água em pequenas quantidades ao animal, já que ele pode se desidratar. Ofereça água gelada ou água de coco – essas geralmente são mais atrativas.
Além disso, adote uma dieta leve para o cachorro, algo que seja mais suave para o seu estômago.
Atenção: qualquer medicação só pode ser dada com indicação do veterinário.
Causas e tratamento de vômito em cachorro
Existem diversas explicações para o vômito do cachorro. Confira:
Sair da dieta
Comer algo diferente, como, por exemplo, certas plantas ou lixo pode levar o animal a vomitar para expelir. Mudar de ambiente ou dieta também pode levar o estômago a não receber bem essas mudanças.
Brincadeiras
Algumas brincadeiras (como brincar ou correr) logo após de comer podem atrapalhar a digestão do animal e causar o mal estar.
Não comer
Ficar muito tempo sem se alimentar também pode causar vômitos. Nesse caso, o vômito é amarelado e espumoso.
Doenças
O vômito pode ser sintoma de várias doenças, como por exemplo intoxicação, cinomose, parvovirose e giardíase.
Se o cachorro vomitar uma vez, normalmente não há motivo para se preocupar. A atenção deve aumentar quando o vômito é acompanhado de outros sintomas. Nesses casos, apenas o veterinário é capaz de identificar os motivos e indicar o melhor tratamento para o pet.
Fale com a Alpha Conde
Aqui na Alpha Conde você conta com veterinários especializados que podem ajudá-lo caso seu cachorro esteja mal.
Agende uma consulta e continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!
Até o próximo artigo!