Um cachorro se coçando durante o dia não é nada incomum, porém se seu cachorro está se coçando em excesso e você está percebendo que ele está se machucando, a pelagem está caindo, a pele mais gordurosa e com um cheiro estranho e bem mais vermelha que o normal saiba que esses sintomas podem ser um sinal de dermatite em cães.
Para tutores de cachorro o nome pode não ser muito desconhecido, afinal é um dos problemas que mais acometem cães e causam uma dor de cabeça sem fim, tanto para os tutores quanto para o bichinho em si.
Principalmente porque a dermatite pode ser causada por muitos fatores, como alergia à picadas de insetos, alergia alimentar, alergia a pólen/poeira/ácaros, infecção bacteriana ou fúngica, predisposição genética, também chamada de dermatite atópica por não ter uma origem específica, lambidas em excesso que podem causar a dermatite psicogênica.
Por ter diferentes origens o veterinário precisa investigar a fundo qual pode ser a que acometeu seu cachorro, são feitas mudanças na dieta, uso de diferentes remédios, troca dos produtos de limpeza que você usa na sua casa, até que o veterinário consiga identificar a origem da dermatite e receitar o tratamento ideal.
Não tente nenhuma receita caseira para tratar da dermatite, isso pode atrapalhar mais do que ajudar seu cão, porém existem alguns cuidados que podemos ter para prevenir crises de dermatite e impedir que seu cachorro volte a se coçar em excesso.
Saiba quais são esses cuidados para prevenir dermatite em cães e como você pode melhorar o dia a dia do seu bichinho com algumas mudanças básicas.
Como prevenir dermatite em cães?
Como já falamos acima é bem difícil impedir que seu cão tenha uma doença que a origem é tão diversificada, mas é possível prevenir que ele tenha crises, o que para um cachorro com dermatite é algo muito importante. Uma crise leva a coceira extrema e um desconforto em seu cachorro que vai atrapalhar o dia a dia do animal.
O que podemos fazer para prevenir esse tipo de crise são alguns cuidados simples e fáceis de seguir.
- Manter a casa sempre limpa, principalmente se a origem da dermatite do seu cachorro envolve alguma alergia a fatores externos como a poeira, assim você consegue impedir que essa dermatite piore.
- Jamais esquecer da medicação do seu bichinho, mantenha ela sempre em dia, seja esse remédio para o tratamento ou para impedir que a dermatite apareça novamente. Animais alérgicos a pulgas e carrapatos não podem ficar sem uma proteção constante, não pule ou esqueça de dar os vermífugos e antipulgas.
- Alimentação balanceada também é uma forma de prevenção, alguns veterinários podem recomendar rações antialérgicas ou dietas com comida natural, independente da forma que o especialista recomendar é importante que você siga o que foi indicado
- Uso produtos específicos para cães, não utilize qualquer shampoo que não seja apropriado para animais, muitas vezes você irá precisar até utilizar shampoo e condicionar especiais, alguns contam com medicamentos para acalmar a pele.
- Se é um costume seu dar banho no seu cachorro em casa é mais que necessário que você tenha um cuidado extra na hora da secagem, mesmo que demore seque muito bem seu bichinho para que não propicie o aparecimento de fungos e cause a alergia.
Seguindo estes cuidados básicos e simples você tem muito mais chances de prevenir a dermatite em cães e assim permitir que seu cachorro tenha uma vida muito mais confortável.
CLÍNICA VETERINÁRIA ALPHA CONDE
Agora que você já conhece um pouco mais sobre dermatite em cães, você também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.
Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.