Dermatologia veterinária: entenda por que esta especialidade é tão importante

Dermatologia veterinária: entenda por que esta especialidade é tão importante

A saúde e o bem-estar dos pets vão muito além de uma alimentação adequada e exercícios. Diante disso, uma questão muitas vezes negligenciada é a saúde da pele e da pelagem dos animais de estimação.

É aí que entra a dermatologia veterinária, uma especialidade médica que garante que nossos companheiros estejam saudáveis da cabeça aos pés — ou melhor, das orelhas às patinhas!

Conheça a dermatologia veterinária, que cuida da saúde da pele do seu melhor amigo com todo o carinho.

O que é dermatologia veterinária e por que é importante?

A dermatologia veterinária foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam a pele, pelos, unhas e orelhas dos animais. As doenças de pele costumam representar até 70% das ocorrências em clínicas veterinárias, o que chama a atenção para esse cuidado tão importante e, principalmente, a necessidade de buscar formas de prevenção.

A pele não é só um “revestimento” do corpo do animal. Funcionando como um escudo protetor, ajuda a regular a temperatura e protege contra doenças. Por isso, qualquer alteração no comportamento do pet relacionada à pele pode ser um sinal de um problema.

Os veterinários dermatologistas examinam com cuidado cada caso, fazem testes específicos e descobrem o que está incomodando seu pet. Além de tratar o problema, ensinam os tutores a cuidarem melhor da pele e dos pelos de seus companheiros, evitando que os problemas voltem a aparecer. Dessa forma, esses profissionais asseguram que seu pet não sinta mais desconfortos.

dermatologista-veterinario
dermatologista-veterinario

Quais as doenças dermatológicas mais comuns em animais?

Os problemas mais comuns que os pets enfrentam começam com as alergias, que podem aparecer em razão da alimentação, do ambiente ou até mesmo por picadas de insetos.

A sarna, bastante conhecida pelos tutores, provoca coceiras constantes e a perda de pelo. Além disso, as micoses são outro problema frequente. Trata-se de manchas redondas que aparecem na pele e causam coceira.

Alguns pets podem ter infecções por bactérias na pele, especialmente quando se coçam muito e machucam a pele. Ainda, há a seborreia, que deixa a pele dos animais oleosa e com casquinhas.

Por isso, atente-se a esses sinais e procure uma clínica especializada em dermatologia veterinária o quanto antes.

Como cuidar da pele e pelagem do seu pet

Cuidar da pele e da pelagem do seu animal de estimação não precisa ser difícil. Banhos regulares com produtos adequados, escovação frequente, uma alimentação equilibrada e controle de parasitas fazem toda a diferença na prevenção de doenças dermatológicas. Outra questão importante é manter sempre água fresca disponível para seu pet.

A saúde da pele do seu pet merece atenção especial. No Centro Veterinário Alpha Conde, oferecemos atendimento completo em dermatologia veterinária, com equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia, disponíveis 24 horas por dia.

Não ignore sinais de desconforto: coceira, manchas ou mudanças no comportamento podem indicar problemas sérios. Conte com os profissionais especialistas do Alpha Conde.

Leia também