O Pastor Alemão é um das raças mais queridas pelas pessoas, principalmente para aqueles que procuram um cão de guarda. Se você é mais um dos apaixonados por esse cachorro, fique atento e confira as doenças mais comuns nos pastores alemães.
Antes de mais nada, é válido reforçar: caso o seu pet esteja com algum problema de saúde, conte com a gente, somos o Centro Veterinário Alpha Conde e trabalhamos com inúmeras especialidades em nossa clínica.
Vamos ao artigo!
As doenças mais comuns do Pastor Alemão
Esta raça é muito requisitada pelas forças de polícia e tem um papel fundamental graças a sua inteligência. A expectativa de vida é de 9 a 13 anos.
Por serem muito requisitados e terem essa exigência de trabalho, muitas doenças são detectadas nestes animais.
Dentre as patologias mais frequentes, estão o megaesôfago, displasia coxofemoral e a doença de Von Willebrand. Confira abaixo os detalhes de cada uma delas.
Megaesôfago
Uma doença incomum e altamente perigosa ao animal, é quando o esôfago apresenta uma dilatação excessiva. Essa dilatação acaba paralisando parcial ou totalmente os movimentos peristálticos (movimentação que o esôfago faz para empurrar a comida para o estômago).
Essa paralisação atrapalha a ingestão de alimentos pelo cão, alterando seu apetite e produzindo salivação em excesso. Com o agravamento do caso, o animal começa e regurgitar o alimento, correndo o risco e aspirá-lo, o que pode decorrer em pneumonia aspirativa.
O exame realizado para verificar a situação digestiva é o esofagograma (exame radiográfico com contraste).
Doença de Von Willebrand
É caracterizada pela baixa do fator sanguíneo WF, o que incapacita a formação dos coágulos sanguíneos em sua normalidade. Este fator WF é primordial na diminuição do sangramento e coagulação dos vasos sanguíneos, e ajudam as plaquetas a se aderirem.
É como se tivesse a função de fazer a cola, em que junta as plaquetas na região ferida. Sem essa “cola”, o sangramento é prolongado.
Na maioria dos casos, os sintomas são leves e não demandam muita preocupação. Porém, em casos mais graves, em sangramentos na gengiva e no nariz frequentes, a ida ao veterinário tem que ser imediata.
Displasia Coxofemoral
É a alteração do formato da articulação coxo femural e possui vários graus. As causas podem estar relacionadas a fatores genéticos e/ou adquiridos por conta do crescimento muito rápido e manejo ambiental inadequado.
Somente o exame radiográfico pode ajudar no diagnóstico e consequentemente no tratamento médico e na evolução do quadro clínico.
Outras doenças
Falamos sobre as principais doenças ocorridas nos cães da raça pastor alemão. Além destas, também temos as seguintes doenças:
- Piodermite;
- Mielopatia degenerativa;
- Atrofia Acinar Pancreática.
Em todos os casos, é fundamental procurar o médico veterinário, capaz de analisar a saúde do bichano e recomendar o melhor tratamento médico em cada caso.
Cuide bem do seu pastor alemão para que ele viva por anos ao seu lado e de sua família. O Centro Veterinário Alpha Conde é o seu parceiro no cuidado do seu amigo com o atendimento de diferentes especialidades.
Alpha Conde – A melhor opção para o seu Pastor Alemão
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado. Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu pastor alemão.
Clínica veterinária de confiança é Alpha Conde!
Leia também
Como acabar com os fungos em cachorroComo fazer um arranhador para gatos: passo a passo