É inegável que os bichinhos de estimação estão cada vez mais presentes na vida das casas, e não só como pets, mas como parte importante da família. Uma forma de garantir uma proteção extra para os bichinhos o microchip é colocado.
Para os donos de animais de estimação esse termo já não deve ser tão desconhecido e mesmo que você tenha um leve conhecimento sobre o assunto, vamos te explicar de forma melhor.
O que é um microchip ?
O microchip é um pequeno dispositivo de identificação eletrônica contendo todas as informações mais relevantes sobre o animal. Seu tamanho é o que equivale um grão de arroz.
Para segurança da saúde dos animais, o microchip é envolto em uma cápsula de vidro biocompatível.
Como implantar o microchip no seu animal ?
Somente um veterinário pode realizar o processo. Apesar da necessidade de um especialista, o processo é simples, rápido e praticamente indolor.
O chip é colocado um pouco abaixo da nuca do animal e com auxílio de um injetor ele é empurrado através da pele. O dispositivo fica invisível a olho nu e depois de implantado dura uma vida inteira.
Sim, ele não possui data de validade e as informações nele contidas não se perdem com o tempo.
A recomendação para implantação do chip é a partir do segundo mês de vida do bichinho, depois disso em qualquer momento ou idade o microchip pode ser colocado.
Quais informações estão no microchip ?
As informações que estarão contidas no chip são coisas básicas para identificação do animal e dono.
As informações básicas cadastradas no banco de dados online são:
- Nome completo do dono; números de telefone; endereço tanto comercial quanto residencial;
- Cor da pelagem do animal; raça; nome do bichinho; características individuais que possam facilitar uma identificação.
Por que devo implantar o microchip ?
O principal motivo é segurança. A qualquer momento estamos suscetíveis a acidentes, como seu animal de estimação se perder, fugir ou até mesmo ser roubado.
Só a ideia já pode ser desesperadora, mas o microchip pode fazer toda a diferença nessa situação. Os dados ficam armazenados em um banco de dados que pode ser acessado por veterinários, abrigos e órgãos públicos.
Sendo ele identificado a chance de você reaver seu animal é muito maior do que aqueles que não passaram pela microchipagem.
Caso queira viajar para o exterior e levar seu pet, ele obrigatoriamente deve estar microchipado para que ele possa seguir em viagem.
O centro veterinário Alpha Conde realiza todo o processo de microchipagem com materiais certificados, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Para certificar e garantir total segurança daquele que tornou-se membro da sua família, entre em contato conosco e faça o agendamento desse processo tão importante.
Leia também
Homeopatia animal: conheça mais sobre esse tratamento alternativoDermatologia veterinária quais os principais problemas que ela trata