Dermatologia veterinária quais os principais problemas que ela trata

Os problemas de pele talvez sejam os que mais afetam a vida dos bichinhos de estimação. E manter um acompanhamento com dermatologia veterinária é a melhor forma de prevenção.

Existem diferentes problemas e causas que podem afetar a pele de bichinhos. E assim como nós que fazemos acompanhamento, é importante que eles também façam, assim podemos proporcionar uma qualidade de vida melhor para eles.

Os principais problemas cuidados pela dermatologia veterinária

Os problemas de pele que afetam os animais domésticos quando não tratados da forma correta podem levar a consequências mais graves, por isso é de extrema importância um acompanhamento dermatológico básico.

É graças a dermatologia veterinária que temos opções de tratamento e prevenção das doenças de pele.  

Diferentes tipos de alergia

As alergias são os maiores causadores dos problemas de pele, sendo sua causa encontrada em diversos tipos de origem.  Desde situações envolvendo agentes encontrados no ar e ambiente que o animal vive até questões alimentícias.

Os agentes causadores de alergia encontrados no ar são os ácaros, pólen e bolores. Já os origens alimentícias não é possível listar os principais causadores, as reações variam de animal para animal. Para esses casos são recomendadas uma mudança completa na dieta e muita observação.

Alguns casos de alergias são causados pela picada de ectoparasitas, damos o nome de DAPE (dermatite alérgica por picada de ectoparasitas). Esse processo ocorre com o animal que é mordido por pulgas, carrapatos ou qualquer outro parasita comum.

As dermatites causadas por escabiose também são muito comum, e diferentes das outras pode ser transmitida para seres humanos.

Alergias sem causas aparentes – alopecia

A alopecia é uma espécie de distúrbio na pele dos animais que causa queda de pelo em pontos específicos. Ela é um problema que não tem aparente causa, sendo que a alopecia pode levar a outros distúrbios ou ela mesmo ser o problema maior.

Em caso de queda fora dos períodos normais – inverno e outono – em grandes quantidades, procure imediatamente um serviço dermatológico.

Alergia por fungo

Provocada pelo fungo Sporothrix schenckii, a esporotricose costuma atingir mais o gatos e é transmitida por arranhões e mordidas de animais ou plantas infectadas. Esse tipo de alergia afeta não só a pele mas também pode atingir o sistema linfático e respiratório.

Fique atento para feridas que apresentem pus e que não curam de forma alguma. A esporotricose quanto antes for tratada melhor para vida do seu bichinho.

A palavra-chave é certamente observação. Fique de olho em qualquer alteração de comportamento comum ou excesso de coceira. A maioria dos problemas possuem cura ou tratamento capazes de proporcionar uma vida muito mais confortável.

Não deixe para depois os cuidados com a dermatologia veterinário de qualidade e confiança. Procure o centro veterinário Alpha Conde e marque uma consulta para seu bichinho de estimação.

Outros artigos