Muitos acham que apenas os cães podem ser adestrados mas a realidade é que outros animais também, inclusive os gatos. Apesar da pose de livres e independentes, os felinos também possuem técnicas de adestramento. Seja para melhorar algum comportamento, estimular a inteligência ou para que ele faça algo a seu comando. Nesse artigo apresentaremos os benefícios e também algumas dicas para os donos de pets que querem treinar seus gatos. Continue lendo!
Benefícios do adestramento de gatos
Pode até parecer impossível para algumas pessoas, mas o treinamento não é tão difícil quanto parece. O melhor de tudo é que adestramento de gatos possui diversas vantagens, tanto para os felinos quanto para o dono e toda família. Algumas das principais são:
- Melhora a comunicação com o gato
- Estimula a inteligência do felino
- Modela comportamentos inadequados
- Estreita os laços entre o gato e a família
- Cria um repertório comportamental
Esse processo gera mais aproximação e aprendizado para o dono e também para o próprio dono, que entende sobre o temperamento do felino. Como cuidar de gato, o que ele gosta e o que não interessa. Por isso, se você também deseja treinar o seu pet, confira abaixo as dicas que preparamos.
Dicas para o adestramento de gatos
1. Tenha paciência
Para adestrar um gato, é necessário ter paciência pois, muitas vezes, leva tempo para que ele assimile um comando. Isso porque os felinos costumam prestar atenção em uma rotina por apenas cinco minutos. Portanto, não adianta muito ficar tentando por horas seguidas que isso será apenas cansativo para ambos. Além disso, algumas raças possuem temperamento forte e é necessário ter cautela para ensiná-los.
2. Utilize recompensas
Para que ele preste atenção no que você está tentando ensinar, é necessário recompensá-lo de alguma forma. Seja oferecendo o carinho ou um petisco após completar uma ação desejada. Os pets respondem melhor a estímulos positivos pois entende que se fizer o que é pedido, vai ganhar um agrado. Elogie-o também sempre que ele fizer algo certo, mesmo que não tenha sido ordenado, para que ele associe o comportamento com a recompensa.
3. Restrinja o espaço
Outra dica boa para o adestramento de gatos é restringir o espaço em que será feito o treinamento. Limite a área para que ele fique mais focado e chame-o com o comando “venha” para que ele associe a palavra com algo bom. Não se esqueça de que se o felino estiver distraído, o treinamento não será efeito. Por isso, tente ser rápido no processo e, se não estiver mais dando certo, espere um tempo para tentar novamente.
Gostou do nosso artigo sobre adestramento de gatos? Vai tentar essas dicas com o seu felino? Continue acompanhando nosso blog para conferir muitos outros conteúdos e conhecimentos como esse e fique por dentro de tudo sobre o mundo animal!
Até a próxima.
Leia também
Entenda o que é a esporotricose felina, sintomas e como tratarO que fazer quando o cachorro não quer comer? Confira as dicas