Benefícios da tosa higiênica

Amamos levar o nosso companheiro para tomar aquele merecido banho relaxante. A nova aposta atrás dos lacinhos e gravatinhas coloridas é a tosa higiênica. Muito tem se discutido, acerca da tosa consistir somente no embelezamento do animal, pelo contrário, existem benefícios importantíssimos relacionados à higiene dos cachorros e gatos, ajudando a mantê-los limpinhos e saudáveis.

O que é a tosa higiênica?

Diferente da tosa comum à tosa higiênica previne o acúmulo excessivo de secreções produzidas por aquele animal, limpando sujeiras causadas no dia a dia. Impossibilitando a proliferação de bactérias e parasitas. Atuando na higienização das regiões da orelha, barriga, perianal, anal e patinhas.

Os pets precisam se beneficiar da qualidade em realizar a tosa higiênica. Há exceções aos animais que possui uma pelagem mais curta. Cada raça tem suas peculiaridades, elas moldam o tipo de textura da pelagem e oleosidade.

Por que a tosa higiênica é tão importante

O cuidado é grande para deixar as pelagens macias e sedosas. A manutenção deve se adequar a raça do animal. A tosa higiênica auxilia no bem-estar, prevenindo o acúmulo de sujeiras deixadas pelo animal ao decorrer de suas atividades diárias.

Ao realizar a limpeza dos pelos através da higienização o profissional procura fornecer tratamento que impeça a proliferação de bactérias e presenças de parasitas, que podem acarretar alergias e machucados ao seu animal. Tosar cães e gatos não é uma decisão exclusivamente estética, pois além de deixar a região mais harmônica e agradável ajuda na qualidade de vida do seu amigo, prevenindo futuros acidentes. Um pelo bem cuidado é um animalzinho feliz!

Tosa em gatos

A princípio acreditava-se que a tosa era somente realizada em cachorros, mas vou te contar um segredo, a tosa higiênica também beneficia nossos felinos.

A realização da tosa higiênica em gatos é bem parecida com a de cães. Precisa ser considerada a raça e categoria de pelagem. As áreas aparadas têm a proposta de combater a proliferação de bactérias através dos restos de fezes e urinas que ficam agarrados na pelagem. O profissional pode utilizar tanto uma tesoura como máquina, a escolha dependerá do tipo de gato.

O veterinário deve instruir o tutor a sempre pentear o felino, com a proposta de reduzir a formação de bolas de pelos e nós.

Diferença entre tosa higiênica e tosa completa

A tosa higiênica, como o próprio nome já diz, realiza a higienização no corpo do pet, limpando os ouvidos, diminuindo e lixando as unhas, limpando as secreções dos olhos.

diferença tosa higiênica e completa
Foto diferença tosa higiênica e completa

Já a tosa completa que estamos familiarizados, constitui na retirada de toda a pelagem do animal com o intuito de amenizar a sensação de calor causada pela quantidade de pelos.

A tosa completa pode ocasionar ao não crescimento da pelagem e no pior dos casos o cão pode desenvolver alopecia (ausência de crescimento de pelo).
Normalmente este problema está presente nas seguintes raças:

• Lulu da Pomerânia;
  • Spitz Alemão;
  • Husky Siberiano;
  • Chow Chow;
  • Pastor Alemão.

Ao contratar o serviço de tosa, pense no bem estar de seu companheiro. Converse com o profissional de banho e tosa. Não se renda a cortes por estética, isso pode prejudicar a saúde do pet.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios da tosa higiênica em cães e gatos, você também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.