Você já ouviu falar de Cinomose? É uma doença que afeta diversos cães pelo mundo todo. Ela é causada por um vírus altamente contagioso que pode ocasionar um quadro grave e dificilmente o animal conseguirá ser curado, por isso é fundamental identificar logo de cara os sintomas para conseguir pegar a doença no começo.
Esta enfermidade que afeta nossos queridos cães podem causar sequelas irreversíveis quando curadas, ou no pior dos casos a morte.
Realmente, a Cinomose pode parecer bem assustador, mas aprender como prevenir dos sintomas para que haja melhora é essencial.
Para isso leve o seu pet aqui na Alpha Conde que realizamos os exames indispensáveis para encontrar o resultado correto. Para que a avaliação seja conclusiva, venha com a carteirinha de vacinação de seu amigo.
Para saber mais, fique nesse artigo para saber identificar os sintomas e tratamentos para salvar o seu cachorro da Cinomose. Confira!
O que é Cinomose canina?
A Cinomose canina é infecciosa causada por um vírus chamado: CDV, ou Canine Distemper Virus, traduzido como “vírus da esgana canina”. O que faz ser tão perigoso é por ser altamente contagiosa, caso o animal não tome as vacinas múltiplas (V8, V10 ou V11) logo no início da sua vida, pode ficar mais propenso a contrair a Cinomose. Os animais que estão mais propensos a se contaminar, são filhotes de 3 a 6 meses de vida.
A única forma de prevenir a doença é com a aplicação das vacinas que se iniciam a partir dos 45 dias de vida do pet.
Se engana quem pensa que esta doença afeta somente os cachorros, animais do grupo canídeos, como:
- Raposas;
- Lobos;
- Chacais;
- Coiotes.
A sua forma de transmissão é feita pelo toque de objetos contaminados, pelo ar ou através de qualquer secreção nasal, bucal de animais que tiveram contato com o vírus.
Por ser uma doença contagiosa, se torna altamente perigosa, por esta razão é fundamental que o tutor conheça a Cinomose, principalmente quem possui filhotes ou animais de rua.
Se o diagnóstico for realizado tardiamente, as chances de cura são baixas, mas fique tranquilo se conseguir identificar a Cinomose logo nos primeiros sintomas tem cura.
Sintomas da Cinomose canina
Os sintomas da Cinomose canina costumam demorar algum tempo para se manifestarem, dificultando o início do tratamento.
Os principais sintomas são:
- Apatia;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Vômito;
- Febre;
- Secreções oculares (remela em grande quantidade);
- Secreções nasais (pus);
- Convulsões;
- Paralisias;
- Tiques nervosos;
- Falta de coordenação.
Caso você perceba algum destes sintomas, o médico veterinário indica a realização de testes PCR, comuns em exames de Covid-19.
O animal infectado, libera o vírus por meio da urina, fezes e secreções até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto, o tutor deve ficar atento ao contato com outros cachorros durante este período.
Como tratar a Cinomose canina?
Apesar de conter um alto índice de mortalidade e não ter um tratamento específico, a Cinomose tem cura.
Atualmente ainda não existe no mercado remédios específicos antivirais para o combate à doença, porém o tratamento consiste basicamente em realizar o processo de fluidoterapia.
A fluidoterapia veterinária é um procedimento onde se realiza a administração de fluidos pelas vias oral, intravenosa e subcutânea. Onde será feita a reidratação e manutenção do paciente. Além deste processo é recitado o uso de:
- Antibióticos;
- Antieméticos;
- Anticonvulsivantes;
- Pomadas ou cremes.
Dependendo do estado do paciente, o médico poderá realizar uma avaliação e indicar o uso de suplementos nutricionais para ajudar na hidratação do pet, e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal.
CLÍNICA VETERINÁRIA ALPHA CONDE
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Cinomose canina, também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.
Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.
Leia também
Quais são as especialidades atendidas por um veterinário de animais silvestres?Como diagnosticar a doença do carrapato?