Como salvar um cachorro da cinomose?

Você já ouviu falar de Cinomose? É uma doença que afeta diversos cães pelo mundo todo. Ela é causada por um vírus altamente contagioso que pode ocasionar um quadro grave e dificilmente o animal conseguirá ser curado, por isso é fundamental identificar logo de cara os sintomas para conseguir pegar a doença no começo.

Esta enfermidade que afeta nossos queridos cães podem causar sequelas irreversíveis quando curadas, ou no pior dos casos a morte.

Realmente, a Cinomose pode parecer bem assustador, mas aprender como prevenir dos sintomas para que haja melhora é essencial.

Para isso leve o seu pet aqui na Alpha Conde que realizamos os exames indispensáveis para encontrar o resultado correto. Para que a avaliação seja conclusiva, venha com a carteirinha de vacinação de seu amigo.

Para saber mais, fique nesse artigo para saber identificar os sintomas e tratamentos para salvar o seu cachorro da Cinomose. Confira!

O que é Cinomose canina?

A Cinomose canina é infecciosa causada por um vírus chamado: CDV, ou Canine Distemper Virus, traduzido como “vírus da esgana canina”. O que faz ser tão perigoso é por ser altamente contagiosa, caso o animal não tome as vacinas múltiplas (V8, V10 ou V11) logo no início da sua vida, pode ficar mais propenso a contrair a Cinomose. Os animais que estão mais propensos a se contaminar, são filhotes de 3 a 6 meses de vida.

A única forma de prevenir a doença é com a aplicação das vacinas que se iniciam a partir dos 45 dias de vida do pet.
Se engana quem pensa que esta doença afeta somente os cachorros, animais do grupo canídeos, como:

• Raposas;
  • Lobos;
  • Chacais;
  • Coiotes.

A sua forma de transmissão é feita pelo toque de objetos contaminados, pelo ar ou através de qualquer secreção nasal, bucal de animais que tiveram contato com o vírus.

Por ser uma doença contagiosa, se torna altamente perigosa, por esta razão é fundamental que o tutor conheça a Cinomose, principalmente quem possui filhotes ou animais de rua.

Se o diagnóstico for realizado tardiamente, as chances de cura são baixas, mas fique tranquilo se conseguir identificar a Cinomose logo nos primeiros sintomas tem cura.

Sintomas da Cinomose canina

Os sintomas da Cinomose canina costumam demorar algum tempo para se manifestarem, dificultando o início do tratamento.

Os principais sintomas são:

• Apatia;
  • Perda de apetite;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Secreções oculares (remela em grande quantidade);
  • Secreções nasais (pus);
  • Convulsões;
  • Paralisias;
  • Tiques nervosos;
  • Falta de coordenação.

Caso você perceba algum destes sintomas, o médico veterinário indica a realização de testes PCR, comuns em exames de Covid-19.

O animal infectado, libera o vírus por meio da urina, fezes e secreções até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto, o tutor deve ficar atento ao contato com outros cachorros durante este período.

Como tratar a Cinomose canina?

Apesar de conter um alto índice de mortalidade e não ter um tratamento específico, a Cinomose tem cura.

Atualmente ainda não existe no mercado remédios específicos antivirais para o combate à doença, porém o tratamento consiste basicamente em realizar o processo de fluidoterapia.

A fluidoterapia veterinária é um procedimento onde se realiza a administração de fluidos pelas vias oral, intravenosa e subcutânea. Onde será feita a reidratação e manutenção do paciente. Além deste processo é recitado o uso de:

• Antibióticos;
  • Antieméticos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Pomadas ou cremes.

Dependendo do estado do paciente, o médico poderá realizar uma avaliação e indicar o uso de suplementos nutricionais para ajudar na hidratação do pet, e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Cinomose canina, também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.