Os felinos merecem todo o carinho e cuidado do mundo, e não é força de expressão. Por conta de suas características e pelagem, é comum que possam aparecer algumas doenças. Dentre elas, a dermatofitose em gatos.
Nunca ouviu falar dessa doença? Está em dúvida? Fique tranquilo! Confira conosco as suas características, suas causas e como tratar essa doença com o apoio especializado da clínica veterinária Alpha Conde.
O que é a dermatofitose em gatos?
Nós, apaixonados por felinos, sabemos muito bem que eles são animais dóceis e simpáticos com os donos, prezando pela sua fidelidade com quem ele escolhe como líder.
O que devemos lembrar que a sua doçura vem com os cuidados para sua saúde, especialmente com a sua pele. Se o animal não for bem cuidado e tratado, a incidência de doenças pode crescer de forma considerável.
É o que acontece com a dermatofitose. Ao fazer a separação desta palavra, conseguimos imaginar que é algo relacionado à pele do gato. E é exatamente isso!
Uma doença comum entre gatos, a dermatofitose é uma micose na pele do animal que aparece superficialmente é bastante contagiosa e precisa ser tratada logo que detectada.
Fato a se preocupar: é transmissível também para seres humanos e acontece até de forma silenciosa. Para muitas pessoas, a desconfiança só acontece quando o tutor tem os sintomas na sua pele e começa a perceber que a causa pode estar no animal.
Como o dono sabe que está com dermatofitose e foi transmitida pelo gato? Quando aparecem manchas com bordas avermelhadas que descascam e dão muita coceira.
Isso se deve porque, de tão silenciosa, fica praticamente imperceptível nos gatos com pelagem mais longa. Vamos entender mais sobre as características da doença e o que fazer neste caso.
Características da dermatofitose
Para os gatos, a dermatofitose se manifesta da seguinte forma:
- Inflamação na região cutânea da pele;
- Zonas de alopecia;
- Áreas descascadas.
Mas qual a razão dessa doença? O que provoca a dermatofitose são os parasitas dermatófitos, responsáveis por provocar a quebra das unhas e dos pelos por conta do consumo de queratina do gato.
Só é possível detectar a dermatofitose em gatos através de exame clínico em uma clínica veterinária, no qual avalia-se o estágio da doença e o tratamento mais adequado, usando antifúngicos tópicos.
Finalmente, o segredo de evitar a doença é cuidar bem da higiene do gato e verificar a sua pelagem para evitar o aparecimento de locais com inflamação. Cuide desta e de outras doenças com a Alpha Conde, com um corpo clínico e assistência humanizada para seu bichano.
Clínica Veterinária
Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades para tratar a dermatofitose em gatos, com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.
Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site e saiba mais.
Leia também
Conheça sobre o gato persa: expectativa de vidaGato filhote – quais são os cuidados necessários