Gato filhote – quais são os cuidados necessários

Gato filhote – quais são os cuidados necessários

O gato filhote é uma fofura! É um ser lindo, especial, dócil e que nos motiva a criar com todo o amor que merece. Mas nem só de amor se vive o felino, mas de cuidados indispensáveis e necessários.

Está com vontade de adotar um gatinho e não sabe como começar? Fique conosco e saiba mais detalhes sobre todo o processo, contando com todo o apoio e atenção da nossa clínica de felinos Alpha Conde.

Como cuidar de um gato filhote

 

É sempre bom lembrar um fato muito importante: se estiver com dúvidas sobre até quando o seu gatinho é filhote, saiba que ele é considerado filhotinho antes de completar o primeiro ano de vida. Após esse período, ele já é considerado adulto.

Antes disso, o filhote é totalmente dependente do seu tutor. Por isso, temos que cuidar com todo o carinho, assim como cuidamos de um bebê humano que necessita completamente de nós.

Sexo

A primeira coisa é saber se é macho ou fêmea. O caminho é simples. Fique atento à distância entre o órgão genital e o ânus. Se for menos de 1 cm, o ânus for arredondado e o órgão genital ser vertical, é fêmea.

No caso de machos, essa distância é maior que 1 cm, e tanto o ânus quanto o órgão genital são arredondados, além de ter a bolsa testicular.

Imunidade

Como o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, sua saúde ainda é debilitada. Com essa informação, não deixe de completar todo o calendário de vacinação, como as vacinas contra as doenças comuns da raça e o vermífugo.

Alimentação

Quando o assunto é a alimentação, devemos lembrar que sua amamentação é completada depois de 60 dias. Depois desse período, a alimentação deve ser balanceada através da indicação do médico veterinário, com água fresquinha e ração específica, quando recomendado.

Banho

Quer dar banho no gatinho? Calma! Faça isso quando o gatinho chegar no quarto mês de vida, fazendo esse procedimento mensalmente para que não seja desafiador no futuro.

Os principais cuidados são:

  • Água morna;
  • Não deixe a água entrar na orelha;
  • Seque-o muito bem.

Abaixo, vamos detalhar as principais datas desse período tão fundamental para que seu gato filhote cresça com muita saúde e vitalidade.

Os prazos que você deve saber sobre o gato filhote

 

Antes de partirmos para os prazos em si, avisamos você que todas as informações que citamos independem da raça do gato, tanto faz se é siamês, persa, ou outra raça. Confira:

  • Primeira vacina depois de 45 dias de vida;
  • Primeira vermifugação deve ser entre os primeiros 15 a 30 dias depois de nascer;
  • Os olhinhos abrem depois de 10 a 15 dias;
  • Os dentinhos começam a surgir depois de 15 a 20 dias, além dos primeiros passos;
  • A castração deve ser até os primeiros 6 meses de vida, antes do primeiro cio, devendo o animal estar com a vacinação completa;

Com esses cuidados iniciados com o gato filhote, ele viverá bem e saudável, podendo viver até 20 anos com você e sua família. E para cuidar permanentemente do seu bichinho, saiba que a Alpha Conde possui a melhor clínica de felinos de São Paulo e região.

Clínica de felinos

 

Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de gatos, com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado. Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz.

Não deixe de cuidar do seu melhor amigo, não importa se for gato filhote ou já na idade adulta. Conte com a clínica de felinos da Alpha Conde. Acesse nosso site e saiba mais.

Leia também