Dermatologista veterinário – sintomas e comportamentos estranhos em pets

Dermatologista veterinário – sintomas e comportamentos estranhos em pets

Para quem tem um animal de estimação ou pensa em ter já deve ter ouvido falar que animais domésticos são as maiores vítimas de problemas de pele, e se tem algo incômodo para um pet é o problema de pele. E o responsável por tratar esses problemas é o dermatologista veterinário, um profissional de uma área da medicina veterinária que a Alpha Conde é especialista.

E para que você saiba identificar os sintomas e comportamentos estranhos que os pets podem apresentar, assim você sabe o momento certo de procurar a ajuda de um dermatologista veterinário, trouxemos esse artigo com os sintomas e comportamentos mais comuns relacionados aos problemas de pele.

Quais são os sintomas e comportamentos estranhos em pets

Um comportamento comum mas quando elevado a máxima potência pode caracterizar um problema sério de pele, como por exemplo a coceira. Um cachorro ou gato se coçar de vez em quando algumas vezes no dia não é exatamente uma situação incomum, entretanto se existir uma constância na coceira e muitas vezes ao dia sem descanso esse comportamento já levanta algumas suspeitas.

Esse excesso de coceira pode gerar feridas e feridas essas se não tratadas vão se tornando um problema cada vez maior, algo que vai além do diagnóstico da doença de pele em si.

Outro sinal que significa que algo está bem errado com a saúde da pele do seu pet é uma descamação da pele, uma vermelhidão (eritema) que aparentemente não tem uma explicação clara, falha na pelagem ou lesões com crostas.

Identificado qualquer um desses sinais é imprescindível que você busque ajuda profissional, assim com a ajuda de um dermatologista você pode buscar o diagnóstico correto e o tratamento ideal para aliviar os sintomas de seu pet.

Outros comportamentos e sintomas que podem ser um problema de pele

Um comportamento também que já considerado um tanto quanto incomum mas pode ficar exacerbado quando há um problema de pele é a lambeção das patas. Essa atividade em excesso causa feridas nas patas, mas o que leva o pet a isso é a existência de um probleminha no ouvido, normalmente causado por uma bactéria. O animal ao coçar essa região e coçar outra ele pode acabar espalhando essa bactéria.

dermatologista veterinário em consulta
Foto dermatologista veterinário em consulta

Quando você identificar que seu pet anda coçando muito o ouvido e lambendo a pata logo em seguida faça um teste, cheire o ouvido do animal, se você sentir qualquer odor incomum procure ajuda médica.
Um outro sintoma que sem dúvidas representa um sério problema com a pele do seu animal é o odor muito forte vindo da pele do seu pet. E não esse odor é bem diferente do cheiro comum de um cachorro que está alguns dias sem banho, na verdade é um odor muito forte que costuma vir acompanhado de um excesso de oleosidade na pele, quase uma sensação de pele sebosa.

Estes sinais não podem ser ignorados pois podem representar algum problema de pele que seu animal possa estar tendo. Procure um dermatologista veterinário e busque o diagnóstico correto e invista no tratamento, seu pet merece uma vida boa e confortável.

DERMATOLOGISTA VETERINÁRIO É NA CLÍNICA VETERINÁRIA ALPHA CONDE

Agora que você já conhece um pouco mais sobre dermatologista veterinário, você também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar além da diversão do seu pet, também vai cuidar da saúde do seu bichinho.

Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.

Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.

Leia também