Fisioterapia animal melhora a coordenação motora de cães idosos

Fisioterapia animal melhora a coordenação motora de cães idosos

O envelhecimento em cães pode causar perdas significativas em coordenação motora. A fisioterapia animal chega como mais um dos recursos que promove bem-estar aos bichos idosos. Através dela, há um constante investimento em estímulos que proporcionam alívio e mais qualidade de vida.
Os estudos sobre fisioterapia animal começaram com base na fisioterapia utilizada em humanos. Com os avanços em pesquisas e aplicações, determinou-se um veterinário especialista nessa área para garantir as reais melhoras em animais debilitados por causa da ação do tempo, doenças, lesões ortopédicas, pós-operatórios etc.
Neste artigo, vamos destacar a fisioterapia animal direcionada aos cães idosos.

Fisioterapia animal para aumento da expectativa de vida de cães idosos

Pesquisas revelam que a grande maioria das pessoas prefere levar para suas casas cães filhotes. No entanto, a tendência é que os mesmos animais que chegaram com poucos meses de vida cheguem à velhice depois dos 8 anos. É nessa fase que muitos cachorros passam a apresentar problemas de saúde com mais frequência. Cuidar deles é um ato de amor ao animal que está no convívio familiar há tantos anos.
A fisioterapia animal é uma excelente aposta para aumentar a expectativa de vida dos animais de estimação, pois promove significativos alívios às dores, previne o surgimento de outros problemas que afetam o físico do animal e garante uma vida melhor aos cães idosos.

Tratamento de doenças

A velhice dos cães pode ocasionar doenças ortopédicas, dores agudas, entre outros problemas. O uso de equipamentos específicos para cada caso, alinhado aos exercícios terapêuticos promovidos pela fisioterapia animal contribui para que a coordenação motora do pet seja melhorada a cada série realizada.

Melhora a disposição do animal

O animal idoso tende a ficar menos disposto como a não querer mais brincar como antes, a não correr e ficar mais deitado. Quando ele recebe o tratamento adequado com as técnicas fisioterápicas indicadas, passa a ser mais autônomo e recupera a sua independência. Tanto os donos quanto os próprios animais percebem como esse investimento promove muito mais qualidade de vida. A fisioterapia garante gratas melhoras aos animais domésticos.
Para saber mais sobre a fisioterapia animal oferecida pela Alpha Conde, clique aqui.

Outros artigos