Saiba o que fazer em caso de gato babando e possíveis causas
Quando um cachorro saliva ao ver alguma guloseima, é algo comum. Porém, os donos de gatos não costumam ver os felinos babando e costumam se assustar com a reação.
Em alguns dos casos, gato babando não é motivo de preocupação, porém se a produção de saliva for excessiva e incomum, é importante ficar alerta e tentar entender as possíveis causas.
Nesse artigo, explicaremos algumas razões para o gato babando e o que fazer nesse tipo de situação. Continue lendo!
Possíveis causas do gato babando
Em algumas situações, pode não ser nada demais, até porque alguns gatos babam quando estão felizes, relaxados ou até um pouco nervosos. Porém, é importante ficar de olho em outros sintomas para identificar se o seu felino pode estar com algum problema. Confira algumas das principais causas abaixo e conte com o Centro Veterinário Alpha Conde para cuidar do seu pet!
Medicamentos
Sabia que certos remédios podem causar efeitos colaterais nos felinos, incluindo a salivação? Isso acontece por causa do gosto de alguns medicamentos que não são muito agradáveis, fazendo com que ele fique babando para tirar o sabor da boca.
Geralmente, depois de um tempo, ele para de babar. Porém, se continuar, o mais adequado é procurar um veterinário de confiança.
Problemas dentários
O cuidado e escovação dos dentes também se aplica aos felinos. Quando essa parte não é bem tratada, pode acabar desencadeando em problemas bucais como o tártaro, mau hálito e perda de dentes.
Além disso, pode levar até mesmo a doenças ainda mais sérias, como infecções, feridas e úlceras, acompanhadas de salivação excessiva. Por isso, fique de olho na gengiva e nos dentes e certifique-se de escovar as presas do seu gatinho.
Estresse
O estresse, que pode surgir por diversas situações de medo ou desconforto e até mesmo por doenças, também pode afetar o gato babando. Isso é uma resposta do sistema neurológico que envia sinais de reação ao corpo e, como resultado desse processo, pode gerar a salivação e muitos outros sintomas.
Intoxicação
Um dos casos mais graves e que merece atenção ao gato babando é por intoxicação. Alguns gatinhos têm costume de comer plantas, produtos de limpeza e também alimentos proibidos, causando intoxicação e até mesmo envenenamento.
Caso o pet esteja salivando muito e com outros sintomas como dificuldade para respirar, tremores, febre e apatia, pode ser um sinal de que ele ingeriu algo que não devia. Por isso, procure um veterinário para um atendimento rápido e eficiente.
Doenças
Quando o felino está com náusea, se preparando para vomitar, a salivação também pode aumentar. Por isso, é importante ficar atento a doenças que podem causar esse tipo de sintoma, como a pancreatite ou gastrite.
Portanto, se já se passaram algumas horas ou dias do gato babando, é importante levá-lo ao veterinário para que identifiquem juntos a causa exata.
Fale com a Alpha Conde
Aqui na Alpha Conde você conta com veterinários especializados que podem ajudá-lo caso seu gatinho esteja mal.
Agende uma consulta e continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!
Até o próximo artigo!
Leia também
Como fazer brinquedos para cachorro caseiros, fáceis e baratosComo fazer o gato parar de morder: confira as dicas