Gato com febre: como cuidar do seu pet?

Gato com febre: como cuidar do seu pet?

Assim como os humanos, os gatos também podem ter febre. E isso pode ocorrer por várias razões, como infecções virais ou bacterianas, resfriados, gripes, indigestões, lesões ou reações a algum medicamento. Porém, a diferença é que, no caso do gato, é um pouco mais complicado de identificar quando o problema está acontecendo. 

Por isso, é muito importante estar sempre atento no comportamento do seu bichinho, pois eles demoram a demonstrar quando estão com algum tipo de mal-estar e podem, inclusive, se isolar em algum canto da sua casa. Entenda os fatores que envolvem o surgimento de febre em gatos! Continue a leitura. 

Gato com febre: como reconhecer que o felino está febril?

Saber identificar um gato com febre requer bastante atenção por parte do tutor. O gato tem a tendência a esconder o mal-estar. Portanto, não espere indícios muito óbvios! É essencial observar qualquer mudança na conduta do pet, como se esconder em lugares diferentes ou dormir mais do que o normal. 

Sintomas da febre em gatos

Perda de apetite

Geralmente, os gatinhos ficam com mal-estar e, por isso, não querem comer como normalmente.

Apatia e falta de energia

Se o seu felino é um animal muito elétrico, vê-lo sem vontade de brincar e correr pode ser um indício de que algo está errado.

Falta de higiene 

Os gatos são animais extremamente limpos e descuidar da sua higiene não é próprio deles. Portanto, isso nos indica que a sua saúde não se encontra em perfeito estado.

Caso o seu felino apresente alguma dessas características acima, o mais seguro é agendar uma consulta com um veterinário de confiança.

Quais são as possíveis causas para a febre em gatos

Normalmente, a febre ocorre quando o sistema imunológico do gato se ativa devido à presença de alguma anomalia no organismo. Confira as causas mais comuns que costumam desenvolver febre nos gatinhos:

  • Pancreatite;
  • Ingestão de medicamentos como efeito secundário;
  • Infecções virais, bacterianas ou fúngicas de caráter mais leve;
  • Doenças virais ou bacterianas, como  a leucemia;
  • Tumores, que costumam afetar mais os gatos idosos.
  • Stress excessivo

Estes são os principais motivos que costumam desenvolver febre. Entretanto, saiba que esses não são os únicos sintomas que apresentam. É fundamental que você preste atenção no comportamento do seu pet para identificar a febre e iniciar o melhor tratamento. 

Meu gato está com febre, devo me preocupar?

Uma vez que você estiver com uma suspeita de febre no seu gato, procure imediatamente uma orientação médica veterinária. Nunca medique o seu gato em casa, pois isso pode apenas mascarar o sintoma sem descobrir o real tratamento da causa. E não se esqueça, cuidado nunca é demais!

Conte com a Alpha Conde

Aqui na Alpha Conde você conta com veterinários especializados que podem ajudá-lo nesse tratamento. Agende uma consulta e continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!

Leia também