Microchip em cachorro – saiba tudo sobre esse investimento

Microchip em cachorro – saiba tudo sobre esse investimento

Ter um animalzinho de estimação significa estar sempre atento a todos os cuidados que o bichinho possa precisar, alguns desses cuidados são mais voltados para o bem-estar do dia a dia, outros são voltados para segurança. Um desses cuidados é o microchip em cachorro, uma forma pequena e discreta de manter seu cachorro protegido.

Nós da veterinária Alpha Conde somos especialistas na saúde animal e hoje trouxemos este artigo para que você possa conhecer melhor os microchips.

Para que serve o microchip em cachorro

Diferente do que se acredita os microchips não são como rastreadores via GPS, se seu cachorro fugir você não tem como acessar uma aplicativo e encontrar a localização do bichinho. Nem de longe é essa a funcionalidade do chip em cachorros.

A real função do microchip em cachorro é servir como identificação virtual do seu bichinho, nesse chip estarão contidas todas as informações mais relevantes sobre o animal. Nome, raça, idade, histórico de saúde e claro as informações necessárias do dono daquele pet.

E se caso seu animal se perca, qualquer um que encontrá-lo e levar ao veterinário mais próximo, o profissional pode ter acesso a esses dados e entrar em contato para que você recupere seu pet.

Como funciona a identificação com o microchip

Mas para que isso seja possível os dados do microchip devem estar armazenados em um banco de dados especializado nessa área. É importante manter essas informações sempre atualizadas.

Para verificar as informações, o veterinário precisa de um leitor de microchip, com esse leitor em mãos o profissional basta passar pela pele do pet e o aparelho faz a leitura do dispositivo fornecendo um número.

É com esse número que o veterinário irá procurar nos bancos de dados, como o dispositivo não diz qual a marca do chip, o profissional fazendo a leitura precisará buscar em diversos bancos de dados até encontrar a informação.

Como é colocado o microchip

O microchip é colocado subcutaneamente através de uma seringa, normalmente na região da nuca do cachorro. É inserido do mesmo jeito que uma medicação, o procedimento é rápido e praticamente indolor.

Cachorros de menor porte podem sentir um pouquinho mais que cachorros de grande porte, mas o processo é tão rápido que seu bichinho mal vai sentir a picada!

CLÍNICA VETERINÁRIA ALPHA CONDE

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o microchip em cachorro, você também precisa conhecer o lugar ideal que irá cuidar da saúde do seu bichinho.

Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.

Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site, fale conosco e saiba mais.

Leia também