A peritonite infecciosa felina (PIF) constitui uma doença mortal que afeta os gatos, provocada por um coronavírus felino. Embora seja uma doença contagiosa causada pelo coronavírus felino, alguns gatos infectados não desenvolvem o problema. Os felinos de até 2 anos e que possuem o sistema imunológico enfraquecido, têm mais chance de contrair a PIF. Neste artigo você vai entender melhor sobre o problema, sintomas e métodos preventivos!
Principais formas de transmissão da PIF
A PIF é uma das doenças mais temidas aos felinos e chega a ser fatal em muitos casos. Os mais vulneráveis são os que vivem em conjunto, como em ONGs e abrigos, e aqueles que por algum motivo não possuem um bom sistema imunológico.
A transmissão do coronavírus acontece de diversas formas, sendo a mais comum pelas fezes do animal infectado.
Existem dois tipos principais de coronavírus felino que afetam gatos adultos e filhotes:
coronavírus entérico e o coronavírus “mutante” que causa PIF.
O chamado coronavírus “entérico” é restrito principalmente aos intestinos. Ele se multiplica e pode causar diarreia – isso é particularmente provável de acontecer com os filhotes, especialmente quando eles vivem em comunidades com outros gatos.
O coronavírus que causa PIF é atualmente considerado uma forma mutante do coronavírus entérico. Os cientistas ainda não entendem como o coronavírus relativamente benigno é transformado em PIF fatal.
Como diagnosticar a PIF
Hoje, os veterinários têm acesso a técnicas específicas para detectar a presença de coronavírus. No entanto, essa análise não distingue entre o coronavírus nos intestinos e o coronavírus que causa PIF.
Isso significa que não existe um teste específico para PIF.
Um veterinário realiza esse teste para ajudar a estabelecer um diagnóstico para um gato doente.
O veterinário sempre interpretará esses testes com cautela, analisando uma variedade de outros fatores, incluindo o ambiente de vida do gato ou do filhote, quaisquer sinais clínicos e quaisquer outros testes que tenham sido realizados.
A PIF pode ser desenvolvida ainda de duas formas: PIF úmida ou PIF seca. Em alguns animais, a doença é apresentada das duas maneiras.
PIF seca ou não efusiva
Gatos afetados pela PIF podem sofrer com: Fluido no peito ou no abdômen – isso é chamado PIF “úmida”. Crescimentos nodulares (granulomas) nos órgãos internos – isso é chamado PIF “seca” ou não efusiva.
Alguns sintomas encontrados na PIF
Um gato ou filhote ou idoso com PIF mostrará uma variedade de sintomas, incluindo:
- Febre;
- Vômito;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Convulsões.
Seu gato anda apresentando alguns dos sinais que mostramos neste artigo? Nossos profissionais da Alpha Conde podem te ajudar. Agenda a consulta ou ligue para 11 4193-8231, nossa clínica em Alphaville, Santana de Parnaíba possui diversos especialistas em gatos e cães.
Leia também
Saiba Tudo Sobre a Dermatofitose em Gatos5 Dicas de Como Aumentar a Imunidade do Cachorro