Cachorro fica gripado? Como identificar e tratar seu bichinho

Cachorro fica gripado? Como identificar e tratar seu bichinho

Você sabia que seu cachorro fica gripado? Tão cotidiana para nós, a gripe para cachorro é mais incomum, mas também exige uma série de cuidados para evitar complicações e oferecer bem-estar a seu bichinho.

Separamos algumas dicas para você saber como tratar cachorro gripado, formas de prevenção e muito mais. Mais conhecida como “tosse dos canis”, em decorrência de um dos sintomas mais comuns, o cachorro gripado não oferece nenhum risco aos humanos. A gripe de cachorro não é transmissível para nós!

Sintomas do cachorro com gripe

Os sintomas do cachorro com gripe são muito parecidos com o estado em que ficamos quando estamos doentes. Se cachorro com nariz escorrendo é um sintoma? Sim! A coriza é um dos sintomas mais comuns, assim como o espirro. Tão fácil de perceber como esses dois, a tosse é outro
sintoma da gripe de cachorro.

Além desses, também repare se o animal está com falta de apetite ou recluso, duas características comuns de animais doentes.

Cachorro fica gripado: Cuidados e tratamento

Notou alguns sintomas e não sabe o que fazer com o cachorro gripado? Se o seu animalzinho apresentar qualquer problema de saúde é muito importante levá-lo ao médico veterinário.

Ele é o único capaz de examinar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento. Apenas um profissional pode indicar um remédio para cachorro gripado, mas existem alguns cuidados que vão ajudar seu cãozinho a se sentir melhor e colaborar para o sucesso do tratamento.

Assim como nós, o cachorro gripado precisa ficar hidratado, portanto ofereça água fresca e até água de coco. Se ele não apresentar sede é importante ressaltar ao veterinário, pois este é um ponto importante de sua recuperação.

A alimentação também ajuda a manter o animal forte, então você pode oferecer alimentos mais saborosos como rações úmidas.

Por fim, lembre-se que a imunidade fica baixa quando estamos doentes, então evite banhos, chuva e passeios em horários muito frios.

Prevenção

Agora que você já sabe o que fazer quando o cachorro está com gripe, separamos algumas dicas importantes para evitar o contágio da gripe entre os cães.

Assim como a doença humana, o cachorro fica gripado com facilidade, pois a transmissão é através de vírus e bactérias.

  • Não mantenha seu cachorro recluso para evitar doença, os passeios e a interação com outros animais são fundamentais para a saúde física e mental do seu bichinho;
  • Uma opção recomendada pelos veterinários é fazer a vacinação anual e ficar atento aos sintomas;
  • Visitas periódicas e checkups frequentes ajudam a manter seu animal sempre saudável.

Caso você tenha outras dúvidas, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Alpha Conde e ajudaremos a tratar a saúde do seu pet!

Outros artigos