Cachorro se Coçando Muito: o que pode ser?

Raspa aqui, morde ali… É comum você ver seu cachorro se coçando? As doenças de pele podem acometer cães de todas as raças e idades e, se não tratadas, podem desencadear complicações mais sérias.

Além de comuns, as dermatites e outras doenças de pele também são muito variadas e podem ser motivadas por alergias alimentares, pelo toque, picadas de insetos, bactérias, fungos e até o calor! Continue a leitura para saber mais sobre os motivos e a melhor solução para quando ver seu cachorro se coçando.

Cachorro se coçando: motivo

Fungos, insetos e até o calor, os motivos para você ver seu cachorro se coçando são muitos. Antes de qualquer coisa, é importante investigar e descobrir o motivo para, finalmente, tratar a doença de forma correta. Visitar um médico veterinário é sempre importante para a realização de exames e a avaliação clínica do animal. No entanto, conhecer os sintomas e saber indicar o grau de gravidade é fundamental para cuidar do seu cãozinho.

Ainda não conseguiu descobrir porque seu cachorro se coça muito? Continue a leitura, que o ajudaremos a descobrir.

Pulgas e carrapatos

Um dos motivos mais comuns para cachorro se coçando muito, as pulgas e os carrapatos causam muito incomodo ao bichinho. Porém a coceira é o menor dos males, já que esses parasitas podem causar doenças, ferimentos e até transmitir doenças sérias, como a babesiose e a Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP). Para evitar que esses parasitas cheguem a seu cachorro, é importante usar um bom antipulgas periodicamente.

Sarna

Causada por um ácaro, a sarna é altamente contagiosa. Ela se manifesta através do cachorro se coçando e a queda de pelos principalmente na região do focinho e das patas. Existem medicamentos orais e tópicos para a prevenção da sarna. Procure um médico veterinário e saiba quais é o ideal para seu cãozinho.

Reações alérgicas

Assim como para nós, as reações alérgicas dos cães podem surgir de diversos fatores e é importante levar seu cãozinho logo ao veterinário para descobrir qual o motivo.

A troca da ração seca pode causar alergia, bem como a ingestão de novos alimentos. Plantas, insetos e até um novo cobertor ou a pintura da parede também podem desencadear uma reação alérgica só de encostar na pele do animal.

Quando você ver seu cachorro se coçando, procure um dos fatores listados. Se não encontrou pulgas, carrapatos ou a pele apresenta apenas vermelhidão, reflita sobre atividades fora do cotidiano do animal: passeio em uma praça, contato com outro animal ou uma reforma na casa. Informe o veterinário das atividades.

O que fazer quando cachorro se coça muito

Meu cachorro esta se coçando muito o que fazer“, “meu cachorro não para de se coçar”, “meu cachorro se coça demais“… Essas são apenas algumas mensagens de tutores preocupados com o bem-estar do seu bichinho. Ver seu cachorro se coçando muito é uma situação complicada e em alguns casos não é possível levar o animal para a clínica veterinária imediatamente. Por isso, montamos um checklist para auxiliá-lo nessa hora:

  • Procure pulgas e carrapatos principalmente nas áreas mais quentes, como barriga e axilas;
  • Em caso de pulgas, dê um banho com shampoo antipulgas;
  • Picada de insetos? Faça compressas de água fria no local;
  • Leve seu animal ao veterinário ;
  • Mantenha o medicamento antipulgas sempre válido.

Caso ainda tenha dúvidas e precise de um especialista, a Alpha Conde possui clínica veterinária em Alphaville com os melhores profissionais. Venha nos conhecer e traga seu bichinho!

Outros artigos