Cachorro gripado o que fazer

É de conhecimento geral que nossos bichinhos de estimação sofrem das mesmas doenças que nós e muitas vezes quando nos deparamos com elas podemos ficar perdidos com o que deve ser feito. Como, por exemplo, cachorro gripado o que fazer?

Ver o nosso amigo de quatro patas doentinho e não saber o que fazer para ajudá-lo é uma preocupação constante, mas para te ajudar preparamos algumas dicas sobre o que fazer se seu cachorro ficar gripado.

Como é a gripe canina

Os sintomas da gripe canina são muito semelhantes aos sintomas da gripe comum, pois também são causados por vírus e bactérias, que se propagam pelo ar da mesma forma que e na mesma velocidade que a gripe humana.

Com o nome popular de tosse de canis, pois em lugares fechados se houver um cachorro contaminado, ele transmite a gripe para outro.

Um adendo importante é que um cachorro gripado não passa o vírus para o dono, assim como um dono gripado não consegue transmitir para o bichinho de estimação.

Os sintomas que podem ser observados nos cachorrinhos contaminados são:

• Tosse;
  • Espirro;
  • Letargia;
  • Olhos lacrimejando;
  • Perda de apetite;
  • Febre ou estado febril;
  • Coriza;
  • Secreção.

São esses os sintomas da gripe canina que podem surgir em diferentes intensidades e separadamente ou juntos. Mas independente da forma que são apresentados o primeiro passo é levar seu bichinho ao veterinário.

Assim um profissional pode avaliar quais são as condições reais e o tratamento adequado a ser seguido.

Outro ponto a não ser esquecido é a prevenção através da vacinação, mantenha sempre a carteira de vacina do seu cachorro em dia para que ele possa ter a barreira natural fortalecida.

Cachorro gripado o que fazer para aliviar os sintomas

Como já falamos anteriormente, o primeiro passo é buscar ajuda veterinária, o médico é o único que pode medicar considerando todas as possibilidades do estado de saúde dos bichinhos. Dessa forma oferecer o remédio na medida ideal.

Mas há algumas coisas que podemos fazer para aliviar um pouco os sintomas e deixar nossos cachorrinhos mais confortáveis, como:

• Mesmo que ele não tenha apetite, incentive que ele coma, afinal o cachorro vai precisar de todos os nutrientes para se recuperar;
  • Assim como nós avós iriam dizer, a friagem faz mal! Mantenha-o longe de ventos gelados e evite banhos no período de recuperação;
  • Mantenha-o bem hidratado;
  • A inalação pode ajudar bastante a aliviar os sintomas da gripe, se você tiver um aparelho em casa, mesmo que seu cachorro não fique paradinho, o que nós sabemos que não seria incomum, tente deixá-lo o mais próximo do vapor possível.

Aliando estes pequenos cuidados com o remédio indicado e a prevenção correta, em pouco tempo seu amigo de quatro patas estará correndo por aí mais saudável do que antes!

CLÍNICA VETERINÁRIA

Desde 2008, somos o principal centro veterinário de Alphaville e região com o atendimento de diversas especialidades, como cuidar do seu cachorro gripado com toda a estrutura completa e atendimento diferenciado.

Atendemos 24 horas por dia com corpo clínico apaixonado pelo que faz. Não deixe de cuidar do seu melhor amigo. Conte com a clínica veterinária Alpha Conde. Acesse nosso site e saiba mais.