Quem já teve um filhote em casa sabe o quanto pode ser difícil controlar suas mordidas. Porém, mesmo não sendo muito dolorido, o hábito de morder coisas é uma péssima ideia por incontáveis motivos. Por isso, se você quer saber como fazer cachorro parar de morder e também quais são os motivos que podem estar levando ele a fazer isso, confira o artigo que preparamos. Continue lendo!
Por que os cachorros mordem as coisas?
Assim como nos bebês humanos, quando os cães são filhotes, o processo de surgimento dos dentes incomoda e causa dor. Por isso, é comum que, quando eles estão nessa fase, eles mordam tudo como uma forma de aliviar esse incômodo.
Se o filhote foi separado da ninhada muito cedo, antes das 8 semanas, isso também pode ser um motivo. Ele pode não ter tido a oportunidade de inibir sua mordida com a mãe e os irmãos. Por isso, não tem pleno controle sobre sua força e como a mordida pode machucar.
O cachorro também pode acabar mordendo por outros motivos associados ao seu comportamento emocional. Quando os cães estão estressados, ansiosos ou entediados eles podem criar o hábito de morder móveis e objetos. Como eles têm muita energia para gastar, acabam descontando em entretenimento que, para eles, pode ser morder algo.
Há também chances de ele fazer isso para chamar sua atenção. Se, toda vez que ele morder algo, você automaticamente parar o que está fazendo para dar atenção, ele vai associar isso como uma forma de te atrair.
Dicas de como fazer cachorro parar de morder
Se o seu pet está destruindo as coisas de casa ou até mesmo mordendo você e outras pessoas, mesmo que de brincadeira, saiba que é necessário tomar algumas atitudes para que isso não se torne um problema maior. Quando antes você começar a pensar em como fazer cachorro parar de morder, mais eficiente será o treinamento. Por isso, siga as dicas que preparamos e viva em paz com seu animalzinho:
Seja firme
Quando seu cachorro morder algo ou alguém, fale sério com ele. Sempre que você disser “não” ou “pare”, faça de maneira firme, sem tom de brincadeira, para que ele aprenda seus limites.
Nunca parta para a agressividade
No entanto, respeito não deve ser confundido com medo. Agressividade deve passar longe do treinamento, para não acabar traumatizando ainda mais seu animal. Até porque, atitudes agressivas podem acabar tornando-o agressivo também.
Repreenda na hora, não depois
Se você ver o seu cachorro comendo algo na sua frente, então esse é o momento para repreendê-lo, e não horas depois que ele já o fez. O pet nem vai se lembrar do motivo para você estar brigando com ele depois de certo tempo.
Demonstre o sentimento
Os cães também conseguem entender expressões e muitas vezes, o simples fato de demonstrar que doeu, já é capaz de levar o cachorro a entender que ele não deve continuar fazendo.
Ofereça distrações
Compre brinquedinhos que sejam interessantes e distraiam o seu cãozinho. Aqueles que fazem barulho, com texturas diferentes ou que desafiam o animal (como aqueles que soltam ração) são os ideais para incentivar a brincadeira e fazer com que ele gaste as energias.
Brinque e leve para passear
Além disso, o simples fato de pegar alguns minutos do dia para brincar com seu pet ou levá-lo para passear todos os dias já ajuda no controle da ansiedade e tédio do animal. Essas coisas fazem com que ele gaste energia, se canse e não volte suas atenções para a mordida.
Se necessário, ignore
Se ele te morder ou alguém da casa, fale “ai” para ele entender que doeu e deixe de brincar com ele. Ignore-o toda vez que ele morder e ele vai associar o barulho com a dor e o fim da brincadeira.
Vale lembrar que tudo isso é parte de um treinamento e não acontece da noite pro dia. Seu cachorrinho ainda pode levar algum tempo até parar de comer as coisas. Mas, não desista: tenha paciência e recompense-o sempre que fizer algo certo!
E aí, o que achou do nosso artigo sobre como fazer cachorro parar de morder? Continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!
Leia também
Gata no cio: o que fazer para acalmar?Gato com febre: como cuidar do seu pet?