Um processo natural para as fêmeas é o cio, que tem como objetivo a procriação e reprodução da espécie. No entanto, muitos donos ficam preocupados com o comportamento que as gatas manifestam durante esse período. Pensando nisso, preparamos um artigo com algumas dicas de o que fazer para acalmar gata no cio. Continue lendo!
Sinais de que a gata está no cio
Em determinadas épocas do ano, as gatas entram no período de cio, que representa o período fértil para procriação. É possível identificar que a gata está entrando nesse momento quando:
- Ela se torna mais carente;
- Fica mais inquieta e agitada;
- Diferente dos cães, não costumam ter sangramento vaginal;
- Miados e gritos fortes e persistentes;
- Andam rebolando, com postura diferente;
- Inclinação do corpo, elevando a parte de trás;
- O ronronar aumenta;
- Esfregam a cabeça e o pescoço para chamar a atenção.
Gata no cio: o que fazer para acalmar?
Para muitos donos, esse tipo de comportamento, especialmente na questão dos miados, gritos e agitação podem ser bastante incômodos e é necessário saber como lidar com isso para que o cio não seja traumático para nenhuma das partes. Por isso, aqui vão algumas dicas para aprender a lidar com essa fase:
Dê mais atenção
Como esse é um momento em que a gata está mais carente, dê um pouco mais de atenção, carinho, abraços e mimos para que ela fique mais tranquila. Uma boa opção é também escovar os pêlos pelo menos uma vez ao dia. Além disso, brinque com ela de correr, pular e perseguir para gastar suas energias.
Feche a casa
Outro ponto importante é fechar as janelas de casa, portões e qualquer local onde a gata possa sair ou os machos possam entrar. A menos que você queira filhotinhos passeando pela sua casa, é importante evitar o contato para que ela não fique prenha.
Métodos naturais
Existem florais que podem ser administrados durante a fase do cio para acalmar as fêmeas. Vale consultar um veterinário para identificar quais são e qual a posologia adequada para a sua gata. Catnip, a famosa graminha ou erva do gato, também pode ajudar nesse momento.
Castração
A única maneira 100% efetiva para acalmar a gata no cio é a castração. Isso porque ela previne e controla o comportamento sexual dos felinos, assim como diversas doenças. No entanto, não deixe para castrar a gata no cio. Esse é um momento extremamente sensível e que pode aumentar os riscos da cirurgia. Espere um pouco para realizar o procedimento depois que o cio passar. O conselho vale também para os gatos machos para acalmar o comportamento agitado.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre o que fazer para acalmar gata no cio? Aqui na Alpha Conde você conta com veterinários especializados que podem ajudá-lo na castração e outros procedimentos para felinos. Agende uma consulta e continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!
Leia também
O que fazer quando o cachorro não quer comer? Confira as dicasComo fazer cachorro parar de morder: dicas essenciais