Gato soltando muito pelo? Entenda porque isso pode estar acontecendo

Gato soltando muito pelo: confira os motivos que podem estar causando isso

Os donos de gato costumam lidar constantemente com bolas de pelo nas roupas e espalhadas pela casa. No entanto, quando isso se torna excessivo, é necessário ficar de olho e entender se o felino não está sofrendo com outras patologias que levam a perda de pelagem. Para que você compreenda se isso está sendo natural ou se o pet está com algum problema, preparamos o artigo abaixo com os principais motivos que podem fazer com que seu gato solte muito pelo. Confira!

Gato soltando muito pelo: principais causas

A queda da pelagem é algo normal nos gatos, fazendo parte inclusive da constituição física dos felinos. A intensidade pode variar de acordo com fatores genéticos (raça), temporais (idade) e até mesmo ambientais (no calor, a perda é maior).

No entanto, quando essa perda é intensa e acompanhada de outros sintomas, então saiba que esse tipo de situação merece ser investigado junto ao veterinário. Vale ficar atento quando a queda é:

Localizada

Isso pode estar acontecendo por três motivos: ou seu felino está arrancando os próprios pelos por conta de estresse, ou então ele pode estar com algum tipo de alergia e até mesmo com a presença de fungos ou abcessos.

Excessiva

Se você identifica que a queda está sendo excessiva e constante, então ele pode estar com alguma deficiência nutricional, com uma alimentação fraca em vitaminas e minerais, ou até mesmo com problemas comportamentais como estresse e mudança ambiental.

Com feridas

Esse já é um problema que merece um pouco mais de atenção pois pode indicar que o seu gato está sofrendo com a picada de pulgas e insetos ou pelos mesmos motivos da queda localizada. No entanto, podem ocorrer infecções secundarias nessas feridas, prejudicando ainda mais o seu pet.

Na região das orelhas

Esse outro tipo de queda específica na região das orelhas pode significar que o seu felino está com algum tipo de contaminação fúngica, otite ou até mesmo sarna nesta região.

Além disso, também existem outros problemas de pele como micoses e doenças sistêmicas como as doencas hormonais que podem causar a queda de pelo nos gatos. Por isso, vale a pena consultar um veterinário antes de tomar qualquer atitude.

Saiba como diminuir

De forma geral, a escovação já é uma ótima forma de reduzir essas quedas constantes. Isso porque os gatos não necessitam necessariamente do banho e tosa constante assim como os cães, já que eles se limpam sozinhos. Porém, tente penteá-lo ao menos duas vezes por semana para remover os pelos enfraquecidos e isso já irá diminuir bastante o surgimento das bolas de pelo.

Além disso, uma boa dica que também pode ajudar é verificar com o seu veterinário sobre a ração. Como a falta de nutrientes pode levar ao enfraquecimento dos fios, peça a orientação sobre a marca utilizada e os valores nutricionais e até mesmo indicações caso seja necessário trocá-la.

No entanto, se você perceber algum dos sintomas citados acima, vale a pena verificar mais a fundo junto ao profissional sobre algum possível problema ou doença. Aqui na Alpha Conde você conta com veterinários especializados que podem ajudá-lo no tratamento de gato soltando muito pelo.

Agende uma consulta e continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz!