Gestação Canina — Minha Cadela Está Grávida?

A criação de cães é bem relativa, há casos em que o cachorro não sai do apartamento, outros amam passear e andar de carro. Há ainda aqueles que são criados em chácaras com outros cães e ficam o dia todo soltos pela natureza. E não há críticas a qualquer um desses tipos de criação. Mas, é importante ter atenção especial ao criar fêmeas. Então, se por acaso você suspeita que sua cadela esteja prenha, ou deseja colocá-la para cruzar, te explicamos agora o que você precisa saber sobre a gestação canina!

Principais dúvidas sobre a gestação canina 

É comum surgirem perguntas sobre a gestação de uma cadela, uma vez que, a maioria não entende sobre o assunto. Sobretudo aos donos que deixam-as soltas em locais com outros cães, é necessário tomar cuidados especiais para evitar uma gravidez indesejada. 

Se você deu uma descuidada e agora está com dúvida se sua cachorrinha está grávida, respondemos as questões mais frequentes sobre a gestação canina. Confira! 

Quais são os sinais de uma gravidez?

Há algumas formas de saber se sua cadela está grávida. Primeiro, repare em seu comportamento, a maioria se torna mais ciumenta com seus objetos, como instinto de cuidado aos filhotes. Ela pode comer mais do que o normal ou reduzir a alimentação. Seus mamilos aumentam, ficam mais escuros e sensíveis. A barriga, obviamente, cresce e ela pode apresentar cansaço físico. 

Quando minha cadela pode começar a cruzar?

Um cão de porte pequeno, de até 10 quilos, se torna adulto com dez meses. Já aqueles entre 11 e 25 quilos, de médio porte, deixam de ser filhotes após um ano. Os grandões, de 26 a 44 quilos, atingem a idade adulta aos 15 meses. Seja macho ou fêmea, um cão não deve cruzar enquanto filhote ou muito jovem. As fêmeas devem iniciar a vida reprodutiva após o segundo cio.

Será que é gravidez psicológica? 

A gravidez psicológica não acontece só com mulheres. Também chamada de pseudociese, este é um processo natural que a espécie enfrenta. Em alguns casos, as fêmeas podem produzir leite e apresentar inchaço nas mamas. Ficam possessivas com objetos específicos e, às vezes, mais agressivas — por acreditarem que estão protegendo seus filhotes. Neste período a cadela pode sofrer depressão e comer menos também. Mas acalme-se, a fase costuma passar depois de duas semanas. Caso persista, busque ajuda veterinária. 

Não sei quando ela cruzou, o que faço? 

Caso você suspeite de uma gravidez canina mas, não lembra de tê-la visto cruzar, é importante levar a cadela a um veterinário. Assim, com procedimentos adequados (exames de imagem), descobrem se ela está grávida. Em caso positivo, o profissional pode dar a média do tempo de gestação. Após 25 dias do cruzamento, já é possível confirmar a gravidez.  

Não queria que ela engravidasse, posso fazer um aborto? 

Não dê pílula do dia seguinte ou anticoncepcional a fim de causar um aborto ou impedir uma gravidez. Caso a cadela já esteja grávida, esses medicamentos podem causar problemas na mãe e nos filhotes, arriscando suas vidas. Além disso, seu uso pode originar tumores de mama e infecções no útero.Você estará tentando se livrar de um “problema”, e causar outro. Mas com ajuda do profissional correto – especialista em reprodução, dependendo do tempo de gestação, é possível realizar um aborto seguro.

Minha cadela é castrada, mas está com sintomas de gravidez, é normal? 

Não. Algumas cadelas podem apresentar resquícios de ovários. Pedaço do ovário podem ser deixados dentro da fêmea, de forma acidental ou por falha cirúrgica, que pode causar alterações hormonais e a gravidez psicológica. Por isso, procure o auxílio de um veterinário para realizar exames e ter certeza que não passa de um susto. 

Teste positivo — Filhotes a caminho, o que fazer? 

A duração da gestação canina tem cerca de dois meses, são nove semanas, ou seja, 63 dias, em média. Podendo variar entre 58 a 68 dias. É importante acompanhar a gravidez de perto, para garantir a saúde de todos.

Por isso, cuide do pré-natal, para ter um monitoramento da situação geral e alimente bem a mamãe — afinal, ela deve comer por ela e seus filhotes.

Deixe a cadela confortável, ela terá menos disposição que o normal, e busque fazer passeios curtos. Dê banhos com cuidado e procure sempre acalmar a fêmea. 

Por fim, curta este momento, leve-a em um veterinário de confiança, como o Alpha Conde e aproveite essa fase especial. Entre em contato conosco para receber um atendimento completo em todas as etapas da gravidez e garanta a nova mamãe, uma gestação canina saudável.

Outros artigos