Por que gatos afofam? Descubra aqui os motivos

Por que gatos afofam? Descubra aqui os motivos

Você sabe por que gatos afofam? Entenda nesse artigo que preparamos!

Quem tem gatos em casa com certeza já passou pela situação em que ele subiu no colo e ficou amassando com as patas e ronronando, quase como se estivesse fazendo um pão, não é mesmo? Esse ato engraçado e bastante bonitinho é também um tanto quanto curioso e muitas pessoas se perguntam o porquê dos felinos fazerem isso. Nessa matéria, apresentaremos alguns dos motivos que podem levar os gatos a afofarem seus donos, as almofadas e cobertas ao redor da casa. Continue lendo! 

Por que gatos afofam?

Todo ‘gateiro’ sabe que esse é um comportamento bem típico dos gatos. Também conhecida como “‘amassar o pãozinho”, essa mania dos felinos tem algumas explicações, que vão desde recordações dos primeiros meses de vida até demarcação de território. Confira abaixo quais algumas das principais:

Lembranças de quando eram filhotes

Um dos principais motivos que explicam por que gatos afofam é que esse movimento é mantido desde a infância, quando precisam estimular as glândulas mamárias da mãe para poder tomar o leite. Portanto, mesmo depois de adultos, isso continua dando a sensação de conforto para os felinos, fazendo com que eles lembrem de um momento de carinho e bem estar.

Para deixar mais macio

Algumas pessoas afirmam ainda que os gatos fazem isso para deixar o local onde vão deitar mais macio e confortável. Inclusive, diz-se que esse comportamento é trazido desde quando eram selvagens e precisavam dormir na grama ou em pilhas de folhas. Por isso, quando encontram um travesseiro ou uma coberta, afofam para garantir uma soneca ainda melhor.

Marcar território

Existe também uma teoria que afirma que os gatos fazem isso a fim de demarcar o território. Quando massageiam as cobertas, almofadas e até mesmo seus donos, o seu cheiro fica no local por meio das glândulas odoríferas que ficam nas suas patas. Parecido com o que os cães fazem quando urinam nos locais. Porém, diferente dos cachorros, a castração não é suficiente para que eles não façam mais isso. Nesse caso, a melhor maneira de tratamento é por meio da homeopatia.

Demonstração de amor

Há quem diga ainda que essa é uma demonstração de amor. De qualquer forma, independente do motivo,  uma coisa é certa: esse ato revela que o seu gato sente uma profunda ligação de carinho e cuidado com você. Nada melhor do que retribuir esse afeto com ainda mais amor e carinho!

O que fazer quando os gatos afofam?

Quando estão massageando, os gatos ronronam, demonstrando que isso os faz se sentirem confortáveis. Por isso, busque incentivar esse ato e nunca afaste seu gato! Isso pode acabar assustando ele ou até mesmo passar a impressão de que você não gosta dele.

Porém, se as garras do felino estiverem te machucando, lembre-se de mantê-las cortadas ou até mesmo considere comprar um arranhador para que ele gaste as unhas. Outra dica é colocar um pano ou cobertor com o colo para que ele não afofe diretamente na pele.

E aí, o que você achou do nosso artigo? Entendeu por que os gatos afofam? Se você gostou, compartilhe com a sua rede e não deixe de acompanhar as dicas da Alpha Conde para saber tudo sobre o mundo dos pets! 

Outros artigos