Principais raças de cachorros de porte médio e suas características

Principais raças de cachorros de porte médio e suas características

Nem enormes e nem minúsculos, os cachorros de porte médio se adaptam muito bem a praticamente qualquer ambiente, além de serem ótimos companheiros para todo momento. Para ajudar na hora de escolher o seu novo amigo de quatro patas, apresentamos aqui algumas das principais raças de cães de porte médio com suas principais características. Continue lendo!

Raças de cachorros de porte médio

Nessa categoria, se encaixam os cães com pego de 10 até 25kg, com tamanho médio de 35 a 50 cm. Abaixo, você confere alguns cães mais populares e também o que você precisa saber antes de comprar ou adotar. 

Beagle

Elétricos, alegres e brincalhões: esses são os principais adjetivos que os tutores de Beagles utilizam para descrevê-los. Além disso, essa raça também é conhecida por serem muito companheiros e aventureiros. 

No entanto, existe um ponto em especial que deve ser observado para que não se torne um problema com esses cachorros de porte médio: a teimosia. Por mais que tenham essa cara fofa, os Beagles gostam de fazer o que querem. Por isso, a educação e o treinamento são essenciais para a raça.

Border Collie

Uma das raças de cachorros de porte médio mais inteligentes são os Border Collie. Além de ocuparem o primeiro lugar no ranking de inteligência canina, essa raça também possui um instinto protetor muito forte. 

Conhecidos por pastorear ovelhas, eles são muito utilizados nos campos e fazendas também para proteger a família. Além disso, são ótimos companheiros e gostam de ter atividades regulares, como jogos e desafios que possam gastar sua energia mental.

Bulldog Inglês

Já para quem sonha com um cachorro de porte médio mais tranquilo, o Bulldog Inglês também é uma boa opção. Não se engane pela cara de marrento, pois ele é um dos mais amáveis e adoráveis. 

Na fase filhote, podem ser brincalhões, mas com o tempo se tornam mais calmos e preguiçosos. Por isso, é necessário ficar atento a alimentação e prática de exercícios para que eles não tenham problemas com obesidade. Além disso, também são muito inteligentes mas gostam de fazer as coisas à sua maneira. Por isso, o treinamento deve ser feito com gentileza e paciência.

Bull Terrier

Famoso por sua “carinha de tubarão”, o Bull Terrier também é raça com bastante energia e bem brincalhão. Seja jogando a bolinha, saindo para passear ou interagindo com ele durante o dia, costuma demorar a se cansar. 

Por mais que tenha uma aparência mais séria, o Bull Terrier é bastante amável e se dá bem com crianças. No entanto, justamente por ter muita energia, é sempre bom ficar de olho para que ele não machuque ninguém e para que esse comportamento não se torne agressivo. Vale afirmar que, com um pouco de adestramento, ele pode se desenvolver tranquilamente. 

Cocker Spaniel

Já para quem busca por um cãopanheiro fiel para todos os momentos, o Cocker Spaniel é uma boa opção. Com bastante disposição para brincadeiras e caminhadas, são ótimos para quem quer um cachorro de porte médio leal. 

Essa raça pode ser um tanto teimosa, mas também é bem inteligente e atende bem aos treinamentos. Doce e sensível, também são muito apegados à família e podem até mesmo se incomodar com pessoas estranhas. No entanto, não espere nada mais do que apenas um estranhamento pois essa raça não é um cão de guarda.

Husky Siberiano

Com origens no nordeste da Ásia, o Husky Siberiano possui uma aparência semelhante aos lobos. Porém, não se engane pela aparência imponente, pois essa raça é bastante amigável e sociável. 

Além disso, é conhecida por ser o cão do trenó, mas também é capaz de carregar pessoas e até mesmo cargas por sua resistência física. Além disso, possuem uma alta inteligência e necessidade de atividades, portanto se desenvolvem melhor em espaços exteriores e com possibilidades de correr.

Poodle

O Poodle é um dos cachorros de porte médio mais populares no Brasil e, além desse tamanho, também possui outras variações que vão desde o Toy, de 24 cm, até o Padrão, que pode chegar até 60 cm. 

São cães muito inteligentes e ativos, se dando muito bem com a maioria das pessoas, com exceção de estranhos. Gosta muito de brincar, correr e buscar, mas também é obediente e se apega muito ao dono. 

Schnauzer

Já o Schnauzer é uma raça que também pode ser encontrada em diferentes tamanhos, mas o mais conhecido é o Schnauzer Padrão, cachorro de porte médio muito inteligente e charmoso. Seus pelos do rosto costumam parecer com um bigode e sobrancelhas, características famosas entre essa raça. 

Inicialmente, foram utilizados como cães de monitoramento e guarda durante as Guerras, mas com o passar dos anos se tornou uma raça muito brincalhona e carinhosa. 

Shar Pei

Por fim, o Shar Pei é uma raça que não é muito indicada para quem não tem tempo a se dedicar para o cão. Isso porque, por mais fofo que ele possa ser, suas dobrinhas podem dar bastante trabalho. Em primeiro lugar, a pele enrugada típica dessa raça exige alguns cuidados especiais para que não desenvolva problemas dermatológicos. No entanto, eles são ótimos cães de guarda, possuindo um instinto natural de proteger a família e a casa.


Gostou do nosso artigo sobre as raças de cachorro de porte médio? O que acha de contar com um deles em sua casa e fazer um cãopanheiro feliz? Continue acompanhando nosso blog para conferir muitas outras dicas e conhecimentos para um pet saudável e feliz! 

Até a próxima.

Leia também