AIDS Felina: tudo sobre o Vírus da Imunodeficiência Felina

Sim, os gatos também podem ser diagnosticados com HIV. Neste caso, a doença equivalente se chama FIV felina, da sigla feline immunodeficiency virus. Causada pelo vírus da imunodeficiência felina, ela apresenta sintomas parecidos com o problema que acomete os humanos. Diante de tamanho perigo a vida dos bichanos é necessário entender melhor sobre essa doença. Veja agora!

Como acontece a transmissão do vírus da imunodeficiência felina

Embora tenha características parecidas com a AIDS, a infecção por FIV é exclusivamente felina, não sendo transmitida dos gatos para os humanos. Para os gatos contraírem a doença, existem alguns fatores e os mais comuns acontecem em brigas por territórios ou durante o acasalamento. Em brigas, o gato infectado, por meio de mordidas ou arranhões, fere um gato saudável, transmitindo o vírus. Nos casos mais atípicos, a FIV também é transferida da mãe ao filhote via amamentação ou transplacentária.

Embora a grande parcelas de gatos positivos para a FIV, sejam os de vida livre, os felinos domésticos que possuem acesso a rua, podem estar expostos a contaminação. Por isso, é preciso ficar atento, evitar se que seu pet saia para passeios, e se não for possível evitar, sempre testar o animal pelo menos anualmente, ou em casos de qualquer sintoma.

O que ocorre com um gato infectado

O vírus da FIV, destrói os glóbulos brancos dos gatos, causando a perda de boa parte da imunidade, deixando os felinos mais propensos a contrair outras doenças, além de se prejudicar a recuperação de outros problemas de saúde.

Os principais sintomas percebidos são semelhantes aos de outros problemas de imunidade, por isso é fácil acabar confundindo de doença no início. Durante a fase da infecção aguda, os gatos afetados podem apresentar perda de peso, diarreia, feridas na pele, na boca e febre.

Uma série de infecções podem ser apresentadas na fase da imunodeficiência, como infecções crônicas das vias respiratórias superiores, úlceras proliferativas, demodicose. Em casos mais graves outros tipos de alterações como neoplasia e doenças neurológicas também podem surgir.

Diagnóstico e tratamento da FIV felina

Caso o animal apresente algum dos sintomas citados acima, é necessário levar o animal a uma clínica veterinária. Por meio de exame de sangue, o profissional será apto para dizer se o gato está infectado.

Em caso de resultado positivo, começa então o tratamento paliativo, pois a AIDS felina não tem cura. As medicações focam em tratar os sintomas como imunidade baixa e outros efeitos, evitando novos problemas.

Prevenção

O melhor meio de prevenir a doença é evitar que seu gatinho tenha acesso a rua, e contato com outros gatos que possam estar infectados. Infelizmente ainda não temos bons resultados com a vacinação contra a FIV, a mesma não se encontra no Brasil, e nos demais países já não está mais sendo indicada.

Por fim, gatos infectados costumam sofrer muita discriminação. Por isso, é importante reforçar que eles não representam perigo aos humanos e devem ser tratados com o mesmo carinho e atenção que merecem.

Centro veterinário para gatos

Em caso de suspeita, entre em contato com profissionais da Alpha Conde. Contamos também com a especialidade de clínica de felinos, para um atendimento mais focado, agende um horário com a nossa recepção. O hospital possui profissionais altamente capacitados, e prontos para cuidar do seu gatinho.