Aprenda a Dar Banho em Gato Filhote em 5 Passos

Aprenda a Dar Banho em Gato Filhote em 5 Passos

Desde os primeiros meses de vida um filhote de gato aprende por instinto a se limpar sozinho. A língua dos gatos foi projetada para essa atividade e é assim que conseguem manter sua pelagem bonita. Mas, apesar de fazerem essa função muito bem, o banho de gato não é completo e eles precisam tomar banho com certa frequência. Se você acaba de adotar um gatinho e precisa de ajuda sobre banho em gato filhote, continue a leitura.

Banho em gato filhote: sim ou não?

“Gatos não precisam tomar banho” ou “Gatos não se dão bem com água”. Você com certeza já disse ou ouviu alguma dessas afirmações, não é? Acontece que, embora os gatos sejam meio ariscos na hora do banho, a higiene é essencial para sua saúde.

Então, sim! você pode dar banho em seu gato filhote, mas existem alguns critérios para isso. Primeiro, os banhos só estão liberados depois de todas as vacinas tomadas, por isso fique em dia com a carteirinha de vacinação de seu pet. Em segundo lugar, o recomendado é que o primeiro banho seja dado apenas depois dos 6 meses de vida.

Essas medidas farão com que o gato esteja preparado imunologicamente, além de acostumá-lo desde cedo a rotina de banhos.

Mas e se meu gato acabar se sujando muito antes deste período? Bom, neste caso o recomendado é dar um banho simples embaixo do chuveiro. Coloque ele em seu colo, tenha cuidado para não entrar água nos ouvidos e olhos e passe as mãos até tirar os resíduos de seus pelos.

Outra maneira para manter seu gato limpo é realizar a “manutenção dos pelos”. Com uma escova remova os pelos mortos. Assim você também evitará que o gato faça a ingestão dos pelos durante sua auto limpeza. Lembre–se, quanto antes começar essa prática mas natural serão os banho para o seu pet.

Passo a passo do banho de um gato filhote

Agora, se seu gato já passou pelos critérios mencionados acima é hora de aprender a dar banho em gato filhote. Durante os primeiros banhos eles normalmente ficam muito estressados pois realmente, a maioria não gosta muito de água. Por isso, tente fazer com que estes sejam momentos tranquilos, tenha calma e siga nossas recomendações:

1. Prepare a água

Separe uma bacia e coloque água morna, em torno de 39ºC. Teste com sua mão, caso a água esteja agradável para você, também estará para ele.

2. Hora do banho

Coloque o gatinho na bacia e inicie aos poucos a limpeza. Com uma das mãos segure o gato e com a outra comece a molhar ele. Tome muito cuidado e procure se manter calmo, seu temperamento pode refletir no comportamento do gato. Depois de completamente molhado passe para o próximo passo.

3. Passe shampoo e condicionador

Compre um shampoo para gatos filhotes recomendado por um veterinário e coloque uma pequena porção em sua mão. Aplique no gato e comece a massageá-lo até produzir espuma. Enxágue e repita a ação se necessário. Depois passe condicionador e enxágue por completo. Tome cuidado com a área dos olhos e não deixe que entre água nos ouvidos.

4. Secagem

Assim que finalizado o banho, enrole seu gato em uma toalha macia para enxugá-lo. Se possível utilize um secador de voltagem baixa para que o barulho não assuste o pet. Se certifique que ele esteja totalmente seco pois a umidade de seus pelos podem causar fungos e resfriados.

5. Lembretes importantes

Os gatos são realmente animais muito higiênicos e por isso quando vivem sem acesso a rua a frequência de banhos deve ser ainda menor. Se eles não estiverem sujos, deixe que eles realizem sua própria limpeza. Intervalos de 5 a 6 semanas entre um banho e outro são normais. Dê banhos apenas por necessidade! Além disso, é interessante dar recompensas após a ação, como petiscos, frutas ou brinquedos novos. Fazer com que eles associem a hora do banho com prazer é excelente.

como dar banho em gato filhote

Gostou dessa dica? Aqui na Veterinária Alpha Conde nos empenhamos para te manter muito bem informado. Acesse nosso blog e confira outros assuntos, como por exemplo, como cuidar de gato e saiba tudo sobre a dermatofitose em gatos. Até a próxima!

Outros artigos