Como Ensinar o seu Gato a Usar a Caixa de Areia

É muito comum ouvirmos relatos de donos de gatos sobre como o uso da caixa de areia aconteceu naturalmente. Porém, se seu gatinho não segue essa linha, você certamente lida com diversos problemas relacionados ao odor e à sujeira provocada pela urina e pelas fezes.

Se a caixinha de areia é completamente ignorada ou usada esporadicamente, temos as dicas certas para você cuidar do seu gato.

Por que meu gato ignora a caixa de areia?

A maioria dos gatos realmente aprende de forma instintiva. O material absorvente da areia higiênica os atrai, uma vez que sentem a necessidade de mascarar o odor da urina e das fezes para afastar predadores ou outros gatos. No entanto, alguns felinos não desenvolvem esse comportamento e precisam de um empurrãozinho e muita paciência.

O primeiro passo é a escolha da caixinha adequada. O animal deve entrar confortavelmente dentro dela e ter facilidade para subir, portanto cuidado com bordas muito altas para filhotes, idosos ou animais com limitações motoras.

Você pode optar pelas bandejas higiênicas convencionais, por uma caixa de areia fechada, ou ainda por uma caixa de areia autolimpante, mas o fácil acesso é primordial. Compre sempre uma unidade a mais que o número de gatos da casa, para evitar que ela fique muito suja e seja evitada pelo bichinho. Ou seja, se tem um gato, use duas caixas, dois gatos, três caixas, e assim por diante.

Areia higiênica

A areia higiênica é fundamental para que o gatinho faça a utilização da caixa. Existem diversos tipos desses produtos e quem tem gato sabe que eles são seletivos. A principal dica é testar os modelos disponíveis e avaliar com qual seu gatinho se adapta melhor. Comece com as opções mais convenientes para você, que podem ser as de preço mais baixo ou então as biodegradáveis com versões que podem até ser descartadas no vaso sanitário.

Local ideal

A escolha do local em que a caixinha deve ser colocada também é importante. Se já existe um cantinho em que o gato faz as necessidades, a posicione lá. A segunda unidade pode ser colocada em um cômodo em que o gato fica muitas horas. Para melhorar a higiene, utilize um tapete para caixa de areia. O produto deve ser posicionado na saída da caixa, para estimular a limpeza das patas antes do animal passear pela casa. O tapete também mantém os grãos de areia que eventualmente caiam para fora.

Mais do que o lugar para deixar a caixinha, o importante é onde não a deixar. Evite posicioná-la próxima à comida do gatinho e tenha certeza não existe nada bloqueando a entrada e que o animal a consegue transpor com facilidade. Qualquer fator negativo pode influenciar na não utilização.

Estímulo e recompensa

Assim como é feito com cães, o estímulo positivo feito com recompensa é uma estratégia eficaz para ensinar o gatinho. Quando o animal fizer o uso da caixa de areia, o recompense com petiscos e carinho. Por outro lado, ao fazer as necessidades no lugar errado, isole o espaço para realizar a limpeza sem que o animal veja, eliminando as chances que ele entenda isso como atenção. Aproveite para colocar as fezes e a urina do gatinho dentro da caixinha e use outro artifício muito utilizado no adestramento: a associação.

“Ele faz fora para me provocar”

Muitos donos acreditam que os gatos fazem as necessidades fora da caixa de areia para os provocar ou porque são independentes, mas existem outros problemas nesse comportamento. Listamos os principais para você avaliar e corrigir:

  • Existe algo bloqueando ou dificultando a entrada do gato na caixinha? Procure desencostá-la da parede ou virar um pouco;
  • Será que a caixa não é pequena? Compre uma maior;
  • Gatos detestam sujeira. Limpe a caixa com mais frequência e verifique os resultados;
  • Procure mudar a areia higiênica e prefira versões sem odores e altamente absorventes;
  • Procure disponibilizar uma caixa extra para seu gatinho;
  • Se nenhuma das melhorias funcionar, procure um médico veterinário. Algumas doenças podem atrapalhar atividades do animal e mudar comportamentos.

Outros cuidados

Agora que você já sabe que uso da caixa de areia vai muito além da manutenção da higiene na sua casa, fique por dentro de outros cuidados que você deve ter. Gatos precisam de alimentação especial, cuidados com as unhas e até banhos. Além disso, não se esqueça das visitas periódicas ao médico veterinário para atualizar a carteira de vacinação, indicar medicamentos para parasitas e fazer um check-up para manter seu gatinho sempre saudável!

Para atendimento completo e seguro conte com o Alpha Conde

Sabemos o quanto você se preocupa com a vida de seu pet. Por isso, o Alpha Conde está à sua disposição para atendimento de Clínico Geral 24 horas ou com nossa especialista em felinos. Damos suporte completo e internação imediata em caso de emergência.

Venha conhecer nosso espaço e se encante com todas as instalações. Aqui, você e seu bichinho são tratados com responsabilidade e carinho!

Outros artigos