Tire Suas Dúvidas Sobre Ultrassom em Cães

O ultrassom em cães é um dos exames de imagem mais comuns nos centros veterinários, sendo usado para visualização precisa dos órgãos internos do cachorros e, consequentemente, para auxiliar no diagnóstico do seu querido bichinho. Além disso, aparelho de ultrassonografia também é bastante usado no acompanhamento da gestação de gatinhas e cadelas.

Apesar de indolor e pouco invasivo, o ultrassom pode ser um pouco estressante para o animal e para os donos. Por isso, fizemos um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas e levar seu cãozinho com tranquilidade para a realização do exame.

Ultrassom em cães dói?

Assim como o ultrassom realizado em humanos, o exame feito nos cães é indolor. Pode acontecer um desconforto, caso o animal já esteja com dor, mas os veterinários do Centro Veterinário Alpha Conde são treinados para reduzir o desconforto e acalmar o animal

Como acalmar cachorro na hora do ultrassom?

O estresse é um dos principais complicadores do exame de ultrassom em cães, principalmente porque o animal precisa ficar com o abdômen para cima na maior parte do tempo, uma posição pouco apreciada por alguns peludinhos. Afinal, qual é a melhor forma de acalmar o seu cachorro na hora do ultrassom?

A presença do dono colabora para passar segurança e tranquilizar o animal. O exame dura poucos minutos, mas é importante que o cachorro esteja imóvel. Separamos algumas dicas que colaboram nessa parte do exame:

• Se o veterinário liberar, passeie ou brinque com o animal antes do exame. Um cãozinho fisicamente cansado fica menos estressado e agitado;
  • Evite alimentos que dão gases no animal;
  • Permaneça com seu animal durante a realização do exame;
  • Fique calmo! Os animais são capazes de sentir nosso estresse.

Como fazer encaminhamento para ultrassom de cachorra?

O encaminhamento para o exame de ultrassom deve ser feito por um médico veterinário. Ele pode ser solicitado em casos de cadelas prenhas, dores abdominais, suspeita de infecção urinária, ingestão de objetos, vômitos ou diarreia, distensão abdominal, entre outros sintomas.

Caso seu animal apresente qualquer mudança comportamental ou física, entre em contato imediatamente.

Existe risco de radiação?

Não existe o uso de radiação. Assim como o exame feito em humanos, a ultrassonografia em animais visualiza o interior do corpo através da emissão de ondas sonoras de alta frequência inaudíveis ao ouvido humano. Essas ondas fazem os tecidos vibrarem e o aparelho traduz esse movimento em imagens em uma tela. O exame é capaz de medir o tamanho de estruturas internas e órgãos, avaliar contornos e ter precisão das condições de tecidos.

Qual é a preparação?

A preparação em casa deve ser orientada pelo veterinário de acordo com a motivação do exame. Em alguns casos, o cachorro precisa estar em jejum para fazer o ultrassom.

No consultório, é realizada a tricotomia, nome dado à remoção dos pelos na região em que o exame será realizado. Também é necessária a aplicação de um gel à base de água, semelhante ao usado em humanos.

Vantagens do ultrassom

O ultrassom em cães possui diversas vantagens que listamos abaixo para você levar seu bichinho ao veterinário sem medo!

• Não precisa de sedação;
  • É seguro;
  • É indolor;
  • Apresenta um diagnóstico precoce de gestação (20-22 dias);
  • É usado para avaliar diversos órgãos, como pâncreas, rins, ovários, entre outros;
  • O laudo é rápido;
  • Não precisa de preparação complexa;
  • Auxilia no diagnóstico de diversas doenças.

Gestação canina

Em caso de gestação canina, é sempre bom mencionar que ela dura cerca de dois meses, são nove semanas, ou seja, 63 dias, em média. Podendo variar entre 58 a 68 dias. É importante acompanhar a gravidez de perto, confira nosso artigo sobre o assunto.