5 Razões Do Porquê Os Cachorros Lambem As Patas

Donos de pets estão acostumados a vê-los se lambendo. Seja gato ou cachorro, essa é uma forma natural destes animais se higienizarem. No entanto, se essa mania não parar, ela pode ser um sinal de alerta. Fique informado do porquê os cachorros lambem as patas e livre seu cão de desconfortos, lendo nosso artigo!

Hábito Canino — Por que os cães lambem as patas?

É normal achar fofinho quando um cachorro lambe suas patas e, apesar de não se limparem como os gatos, uma lambida ou outra não representa mal algum. O problema é quando a frequência aumenta, pois em excesso as lambidas podem sinalizar uma série de problemas.

Veja os principais motivos que causam lambidas compulsivas:

1. Passeios no calor

Apesar desse ato ser muito recomendado entre os veterinários, é importante ter atenção ao passear no calor. As patas dos cachorros possuem “almofadas digitais” também chamadas de coxins, que ao entrar em contato com o calor excessivo podem machucar. Dessa forma, vão querer lambê-las, para tentar amenizar o desconforto. Por isso, prefira passeios em horários quando a temperatura estiver mais agradável e molhe frequentemente suas patas com água fresca, afinal, pets não usam calçados como nós.

2. Razões emocionais

Assim como algumas pessoas roem as unhas quando estão ansiosas ou nervosas, com os cães não é diferente. Eles também ficam estressados e com tédio, o que pode fazer desenvolverem manias para liberar o stress. Dar um pouco mais de carinho e atenção pode facilmente resolver o problema se esta for a causa, mas se o hábito continuar mesmo depois da mudança dos donos, visite um veterinário!

3. Problemas de pele

Um dos problemas mais comuns nos cães são as doenças dermatológicas e alérgicas, o que ocasiona coceiras, mordidas e lambidas pelo corpo, inclusive nas patas. Se você já sabe que o diagnóstico do seu pet é um dos citados acima, é bem provável que as lambidas sejam por isso. Leve ele em uma consulta e faça o tratamento completo, assim o problema deve ser resolvido. Também fique atento ao tipo de shampoo, alimentos e produtos usados em seu cão , caso ele possua alergia a algo, as patas serão um dos primeiros contatos, causando irritação.

4. Parasitas

Outro fator comum do porquê os cachorros lambem as patas são os temidos parasitas. Carrapatos, fungos e pulgas são extremamente incômodos, podendo chegar a transmitir doenças e coceiras desconfortáveis, que chegam a ferir a pele do animal. Dermatite psicogênica e dermatite alérgica são as doenças de pele que mais ocasionam lambidas frequentes, deixando elas úmidas — o que diminui a imunidade e aumentam as chances de causar outras infecções.

5. Resíduos nas patas

Sobretudo após passeios nas ruas ou parques, as patas podem entrar em contato com pedras, sementes, farpas de árvores e outros resquícios de materiais. Então depois de passear com seu pet, cheque se há algo e se houver, retire com cuidado. Você pode optar por aplicar um antisséptico não agressivo — iodo diluído em soro fisiológico, por exemplo, e ver se não chegou a feri-lo, ou vá imediatamente até um médico veterinário, a fim de evitar infecções mais graves.

Outras causas e como resolver

Banhos frequentes, brincadeiras, um pouco mais de atenção e ambientes limpos podem amenizar as lambidas, mas para garantir, procure um profissional. Apesar de existirem tratamentos caseiros para resolver este hábito, seja qual for o caso, é imprescindível visitar um veterinário. Somente com um diagnóstico preciso é possível saber como resolver o problema do seu bichinho.

porque os cachorros lambem as patas

Problema resolvido mas a mania continua, e agora?

O ato de lamber as patas pode se tornar um vício, então mesmo após o tratamento seu cão pode continuar vez ou outra a se lamber. Mas acalme-se, se ele fizer isso de forma moderada não há motivo para se preocupar.

Se a prática persistir, talvez seja a hora de contratar um adestrador para parar com essa mania, evitando que outros problemas surjam.

Dicas para evitar que a coceira retorne

Evitar problemas futuros é simples com alguns cuidados diários, veja:

• Mantenha o local limpo e higienizado, evitando também gripe e infecções;
  • Fique atento aos alimentos restritos aos cachorros;
  • Nunca passe produtos que causem alergia em cães;
  • Coloque meias especiais de pets quando levá-lo para passear.

Conte com uma clínica veterinária de confiança

São comuns os relatos de donos que já levaram seus cães em uma série de clínicas, compraram dezenas de remédios e mesmo assim não solucionaram o problema de seus bichos.

Por isso, conte com a Alpha Conde que possui uma equipe especializada e responsável no assunto que te ajudará a proteger seu cão com o amor e profissionalismo que vocês merecem!

Agende a consulta de seu pet pelo (11) 4193-8231