Gato Com Respiração Acelerada — O Que Fazer?

Enquanto é normal ver cães ofegantes depois de correrem ou mesmo no calor, isto não é um comportamento comum nos gatos. Os felinos possuem várias formas diferentes de respirar. Então, é preciso ficar atento caso veja o gato com respiração acelerada. Os problemas respiratórios são infelizmente, comuns em gatos, mas, com cuidados especiais de donos vigilantes, é possível dar um jeito na situação. Entenda o que fazer agora!

Gato com respiração acelerada, ele está doente? 

Antes de saber se seu bichano está realmente doente, é preciso avaliar alguns fatores. Ele está com a vacinação em dia? A vacinação pode evitar algumas doenças em gatos. 

 Caso você tenha notado uma secreção nasal no animal, isso já pode prejudicar  sua respiração e fazê-lo respirar com dificuldade. Gatos também pegam resfriados, o que pode afetar seu sistema imunológico, mas geralmente passam em alguns dias. 

É imprescindível ir a um veterinário para ter certeza do que há de errado. Mas se você está com dúvida sobre o comportamento dele e quer saber mais sobre como cuidar de seu gato, fique atento a alguns sinais: 

Tosse 

Caso seu gato esteja tossindo muito ou engasgando com facilidade, é possível que ele esteja com algum objeto obstruindo sua respiração, com bola de pelo, ou mesmo alguma doença respiratória. 

Respiração com a boca aberta

Realmente representa um sinal de que, ou o animal está muito estressado ou com grande dificuldade respiratória. Este é outro sinal de que algo está realmente errado. Leve o mais rápido possível ao seu veterinário.

Respiração anormal ou com chiado 

Pode ser um sinal de insuficiência respiratória ou asma.

Obesidade

A obesidade pode agravar o estado de respiração do gato mas não é um fator determinante para causar problemas respiratórios, embora piore o problema. 

Asma 

A asma afeta gatos de todas as idades, e pode agravar com mudanças no clima, cheiros de substâncias, sujeira, poluição e pólen. Neste caso, existem remédios que ajudam a controlar o problema. Busque ajuda veterinária.

Bolas de pelos 

O “banho de gato” é um processo normal entre os felinos. O problema acontece quando os pelos são ingeridos porém, não são digeridos, acumulando no sistema digestivo do animal. Assim, formam-se bolas de pelos ou tricobezoares, que quando acumulados, causam grande incômodo. 

Stress 

Quando o gato sente que está numa situação de perigo ele manifesta sinais específicos, similares aos sintomas de ansiedade e stress. Como ficar agressivo, com diarréia, vômitos, hiperativo e entre muitos comportamentos, um dos sinais orgânicos é a respiração ofegante. 

Todos estes sintomas podem ou não, dizer se seu gato está doente. Às vezes é apenas um comportamento diferente, que passará em alguns dias. Ou alertas de que alguma coisa está errada com sua saúde. Para um diagnóstico correto leve-o em um hospital veterinário para uma avaliação.

Para atendimento completo e seguro conte com o Alpha Conde 

Sabemos o quanto você se preocupa com a vida de seu pet. Por isso, o Alpha Conde está à sua disposição para atendimento de Clínico Geral 24 horas ou com nossa especialista em felinos. Damos  suporte completo e internação imediata em caso de emergência. 

Venha conhecer nosso espaço e se encante com todas as instalações. Aqui, você e seu bichinho são tratados com responsabilidade e carinho!

Outros artigos