Importância da Castração de Cachorro Para Ter um Pet Saudável

Importância da Castração de Cachorro Para Ter um Pet Saudável

Uma das primeiras coisas que o dono deve pensar ao comprar ou adotar um cachorro é a castração. Muitos não conhecem ou até mesmo ignoram a importância dessa cirurgia, no entanto ela pode trazer diversos benefícios para o seu pet, principalmente no controle de doenças e controle de natalidade. Continue lendo para entender mais detalhes sobre esse procedimento!

Por que castrar o meu cão?

A castração é não apenas um ato de precaução como também de amor e cuidado, evitando uma série de outros problemas que podem surgir. 

Além disso, é uma maneira de controlar a superpopulação de animais carentes, logo que muitos acabam procriando e seus filhotes ficam vagando sem conseguir um lar, adoecendo, sofrendo maus tratos e até mesmo falecendo.

Por isso, a castração faz com que o animal fique saudável, prevenindo doenças e problemas como: 

  • Câncer de próstata e testículo para os machos;
  • Tumores nas mamas, ovários e útero para as fêmeas;
  • Gravidez psicológica (pseudociese) para as fêmeas;
  • Mastite para as fêmeas;
  • Comportamentos agressivos principalmente em machos;
  • Demarcação de território e dominância em machos;

Como é feita a castração em cães?

Antes de ser feita a cirurgia propriamente dita, o animal passará por alguns exames e avaliações clínicas para garantir que ele está em condições saudáveis e seguras para realizar a castração.

Nas fêmeas, é realizado um corte embaixo do abdômen para retirar o útero e os ovários. Nos machos, a incisão é feita para remover apenas os testículos.

O procedimento é feito em centro cirúrgico, com profissionais adequados, anestesia inalatória e monitoramento de sinais vitais. O animal costuma permanecer por apenas 24 horas na clínica para certificar que ele tenha uma recuperação tranquila. No entanto, em casa é necessário tomar alguns cuidados para que ele não tenha nenhuma complicação.

Qual o melhor momento para realizar?

Cada animal possui suas necessidades e o médico veterinário irá avaliar o melhor momento para realizar a cirurgia, analisando com cuidado a idade do animal. Porém, existem alguns requisitos mínimos que devem ser obedecidos para castrar o seu pet, independente se for macho ou fêmea:

  • Para fêmeas, após o primeiro cio, que pode acontecer ainda no primeiro ano;
  • Para machos, assim que começar a demonstrar os primeiros comportamentos do início da puberdade;
  • É necessário que o cão esteja saudável e com os exames físicos, clínicos, cardíacos e laboratoriais em dia;

De uma forma mais ampla, quanto mais cedo, melhor. Isso porque os pets mais jovens o risco de apresentar problemas de saúde e comportamentais são menores. Já os cães idosos podem ter algumas complicações desencadeadas por outras doenças. 

Cuidados após a castração de cachorro

Assim que o cãozinho sair da clínica, é muito provável que ele já vá para casa com uma roupa cirúrgica ou colar protetor. É fundamental que permaneça com elas por pelo menos 8-10 dias para evitar que lamba ou morda o corte onde estão os pontos.

Será necessário ainda fazer a limpeza do curativo para evitar infecções e medicá-lo com os remédios certos receitados pelo veterinário. Qualquer mudança de comportamento, retorne com o cãozinho para reavaliação com o especialista responsável.

O veterinário pode solicitar que você retorne com o pet depois de 7 a 15 dias para verificar o curativo. Se necessário, será nesse período que ele irá retirar os pontos. Porém, mesmo após esse período, ainda será necessário cuidar do cão especialmente no que diz respeito à nutrição para que ele não tenha problemas com obesidade.

Procurando por uma clínica veterinária em Barueri?

Se, depois de ler esse artigo, você conseguiu compreender a importância dessa cirurgia e deseja castrar o seu pet em Barueri e região, conte com a Alpha Conde! 

Nossa equipe de cirurgiões e anestesistas realiza a castração de cachorro programada com precisão e cuidado para que o seu pet volte para casa tranquilo e saudável. Agende agora mesmo a cirurgia do seu cão e lembre-se de fazê-lo o quanto antes.

Outros artigos